As 4 Instâncias da Comunicação da Liderança

Posted by Gabriela Hipólito
at Tuesday August 8th, 2017.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Uma das características de um líder excepcional é a boa comunicação. Saber transmitir a cultura da empresa, engajar os colaboradores e indicar de forma clara o caminho para o alcance dos resultados esperados são alguns dos deveres da comunicação da liderança moderna.

Comunicação da Liderança Por ser um assunto de extrema relevância, o Professor e Consultor da Mereo, expert em estratégias de capital humano, gestão de mudança e desenvolvimento organizacional, Luis Adonis, escreveu um artigo sobre este assunto. Leia agora e descubra como desenvolver a comunicação da liderança nos gestores da sua empresa.

Para manter o engajamento das pessoas, estancar ou minimizar saídas e fortalecer a credibilidade da organização são necessárias 4 instâncias: Transparência, Conexão, Interação e Reforço. Em cada uma dessas existem diferentes diretrizes e atitudes que são relativas às demandas de informação e orientação.

Transparência

Estar visível, ser acessível: As pessoas precisam ver seus líderes cuidando das questões da organização e ajudando na obtenção das respostas às questões levantadas para evitar inferências sem embasamento.

Dar notícias, boas ou más: A desculpa de “o momento não é adequado” dá espaço para a criação de “teorias conspiratórias”. Será necessário gerenciar mais problemas decorrentes dessa falta de sinceridade do que qualquer reação para as notícias verídicas.

Conexão

Conectar-se às pessoas: Pessoas com atitudes, expectativas, pontos de vista e disposição formam um grupo de consumidores de informação variado como outros. Segmentar esse público-alvo permite mais efetividade nas mensagens.

Ir além dos meios de comunicação: Recado para o líder: em vez de enviar um informativo, envie você mesmo. É melhor investir mais tempo em como executivos, gerentes, supervisores e formadores de opinião conversam do que em criar uma mensagem muito elaborada do CEO.

Equilibrar “high tech” e “high touch”: Computadores são ótimos, rápidos, mas não substituem a conversa em grande parte dos casos. Ferramentas são usadas para transmitir a informação e líderes são posicionados para dar o tom.

Comunicação da Liderança

Interação

Ouvir as pessoas: Reuniões de equipe, realização de grupos de enfoque ou sessões gerais são necessárias para fazer perguntas e perceber o clima. Essa ação já é uma mensagem positiva e permite identificar como as pessoas estão reagindo ao que está acontecendo.

Oferecer a oportunidade do diálogo: A interpretação de mensagens ocorre mais fortemente pelo diálogo do que pelo o que as pessoas estão lendo. Por isso não se deve evitar a discussão de questões chave.

A comunicação da liderança deve envolver mais: Gerenciar o feedback das mensagens colocadas em diferentes canais é fundamental. Estar ausente, ou reprimir os questionamentos logo quando as pessoas mais precisam ouvir, é totalmente contraindicado.

Reforço

Construir um quadro referencial: Repetir por que a empresa está no negócio, como os negócios funcionam, o que é preciso atingir, como contribuir para a geração de resultados faz com que as pessoas entendam papéis e responsabilidades.

Continuar o trabalho, manter o ritmo: Mesmo nos momentos mais intensos do processo de comunicação, o trabalho deve prosseguir. A organização não pode se desviar do atendimento aos clientes, de ganhar dinheiro, de criar valor para os acionistas.

As diretrizes e atitudes destacadas nas instâncias de comunicação interna se aplicam em tempos turbulentos ou não. Mas em tempos turbulentos, elas se tornam ainda mais prementes.

Ficou claro o quanto é importante o desenvolvimento do diálogo e o incentivo à cultura da comunicação da liderança aberta entre. Mostrar-se acessível, ser compreensivo, se envolver nos demais diálogos da companhia, ser claro e um motivador diário da sua equipe são comportamentos à serem cumpridos de forma prioritária de agora em diante. Certo?
Clique na imagem abaixo e saiba quais são os demais Consultores do time Mereo. Veja de qual expertise sua empresa pode estar precisando. Contate-nos!

Comunicação da Liderança

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

2 thoughts on “As 4 Instâncias da Comunicação da Liderança”

  1. José de Assis says:

    Parabéns Luiz Adonis são artigos como este que nus enriquece como líderes.

    1. Mereo says:

      Obrigado, José de Assis!
      Temos mais conteúdos que podem te interessar sobre liderança em nosso blog.
      Abraços.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news