Consultoria em Gestão: aplicando metodologias complementares

Posted by Giulia Tonon
at Friday October 13th, 2017.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Conhecimento metodológico e relacionamento com o cliente, duas competências essenciais para uma consultoria em gestão bem sucedida, segundo o novo consultor associado da Mereo, Arthur Valadão. Essas duas habilidades serão fundamentais para bons consultores obterem excelentes resultados em diferentes segmentos.

Arthur Valadão é bacharel em  Engenharia de Controle e Automação, com experiência de mais de 8 anos em consultoria de gestão empresarial. Sua trajetória é marcada pela ênfase em resultado em todas as empresas que atuou, aplicando metodologias complementares para transformar projetos em cases de sucesso.

 

Em nossa conversa, Arthur falou sobre as principais metodologias de gestão e as habilidades que um consultor de sucesso deve ter. Confira:

  1. Na sua trajetória profissional, você tem se especializado em diversos tipos de consultoria. Pode nos dizer quais as principais e a diferença entre elas?

As principais consultorias em gestão são “ALINHAMENTO ESTRATÉGICO”, “MELHORIA DE PROCESSOS” e “EXCELÊNCIA OPERACIONAL”. Estas metodologias possuem semelhanças e diferenças. Entretanto, no microcenário, são complementares. As semelhanças começam no ciclo básico do PDCA e SDCA, fundamentais para o planejamento de todo o trabalho de melhoria e sustentabilidade, independentemente da amplitude do projeto.

A maior diferença entre elas é o período de análise dos resultados. No Alinhamento Estratégico avaliamos em médio e longo prazo (1~5 anos), a Melhoria de Processos em médio prazo (1~2 anos) e a Excelência Operacional em curtíssimo prazo (diário).

A disciplina para acompanhamento da implementação das ações planejadas e da verificação dos resultados a partir de um ritual de gestão é fundamental para o sucesso de qualquer iniciativa. E estas metodologias são complementares porque estão presentes nos diferentes níveis da estrutura das empresas, direcionando esforços de todos os envolvidos em prol dos resultados corporativos e utilizando a menor quantidade de recursos e com maior assertividade.

O Alinhamento Estratégico só terá êxito se todos os processos da empresa, tanto os finalísticos quanto de suporte, estiverem com nível de maturidade suficiente para suportar em todas as iniciativas estratégicas, e por sua vez, cada processo será altamente eficiente quando a rotina operacional estiver bem estabelecida e a estrutura de acompanhamento dos resultados diários, incluindo as auditorias de processos, estiverem formatadas e implementadas em sua plenitude.

  1. Há muitos consultores competentes no mercado, mas você se diferencia por dar ênfase ao resultado por todas as empresas em que passou. Na sua opinião, qual a importância do foco em resultados para qualquer projeto?

O foco no resultado é a alma do consultor. É pra isso que ele é contratado. Todos os consultores, em sua formação inicial e ao longo de sua carreira, precisam aprender o quanto antes que o resultado é fundamental para o passado, presente e futuro das suas atividade profissionais.

O passado é representado pelo contrato assinado e a confiança que o cliente depositou na equipe de consultores para entregar o que foi combinado. Todo o trabalho é direcionado por aquilo que foi combinado. No presente, os resultados alcançados são o reflexo de um bom trabalho, elaborados a partir de um amplo conhecimento em metodologias de gestão.

Até o resultado não desejado pode ser revertido a tempo quando a metodologia for implementada nos parâmetros convencionados. Agora, o futuro da consultoria depende dos  cases de sucesso, estes são a porta de entrada para novos parceiros. Os bons resultados e o bom relacionamento (saudável, respeitoso e ético) com os parceiros atuais são a chave para novos projetos de consultoria em gestão.

RH trends

  1. Qual a principal habilidade o consultor deve ter para conseguir atuar com sucesso em segmentos tão diferentes quanto bancário/metalúrgico/varejo?

O consultor deve ter duas habilidades primordiais para conseguir atuar em diferentes segmentos. A primeira delas é o conhecimento metodológico. Agregamos valor ao negócio do cliente parceiro ao levar todo o conhecimento em gestão para a equipe, e ainda conseguir de fato mudar os resultados com apoio de todos os envolvidos. Nesta vertente, a segunda habilidade é o relacionamento com a equipe do cliente. Porque essa equipe é que irá promover as novas práticas e consequentemente os novos resultados.

Nenhum consultor tem autoridade sobre os processos do clientes, mas sempre terá total responsabilidade com os resultados e, para alcançar os resultados combinados, é fundamental o apoio e o comprometimento de toda a equipe. Tudo isso sem prejudicar o próximo, respeitando os limites e as diferenças de cada indivíduo. Elevar a performance das pessoas envolvidas é uma habilidade de alta complexidade e exige muito do consultor.

  1. Ao seu modo de ver, as empresas estão hoje mais abertas para contratar e entender o serviço de consultoria em gestão?

A forma como é feita a abordagem é fundamental para concretizar uma nova parceria. Entendo que ainda existe um pré-conceito definido pelos empresários em torno da figura do consultor ou empresa de consultoria. As empresas estão mais receptivas a cases de sucesso e acabam recebendo uma visita a partir de uma indicação ou um relacionamento prévio. Acredito que o relacionamento, a partir de uma indicação ou de uma relação social, são fundamentais para reduzir as barreiras entre novos clientes e consultores.

Entretanto, ainda há os treinamentos. Muitas empresas optam por investir recursos em treinamentos para suas equipes em vez de ter na sua equipe consultores dedicados, uma vez que o treinamento pode garantir a durabilidade das melhorias implementadas e dos conhecimentos disseminados. O treinamento é uma alternativa para novos projetos de consultoria para clientes com baixo relacionamento ou com demandas específicas para evolução da equipe.

  1. Para finalizar, qual sua expectativa para a parceria com a Mereo? O que espera agregar nessa experiência e também levar para os clientes?

As minhas expectativas com a Mereo são grandes! Espero integrar a equipe de consultores seniores da empresa com muita dedicação, gerando novos conhecimentos e disseminando todo o conhecimento para a equipe de consultores e clientes. Espero formar novos consultores com foco nos resultados, com habilidades suficientes para tornar os projetos em cases de sucesso e assim gerar cada vez mais oportunidades de novas parcerias.

Espero gerar bons resultados em nossos clientes parceiros, resultados que mudem os valores da empresas para patamares antes intangíveis, em que o planejamento estratégico seja sempre o crescimento sustentável e ambicioso. Espero tornar a Mereo, em conjunto com colegas e parceiros, uma das empresas especializadas e referência em metodologias de gestão, agregando valor aos negócios e elevando a performance das pessoas envolvidas, sempre de maneira saudável, respeitosa e ética.

consultoria empresarial

Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news