Consultoria em gestão: liderando projetos de sucesso

Posted by Gabriela Hipólito
at Thursday July 27th, 2017.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Consultoria em Gestão

A consultoria em gestão nunca esteve tão em alta como atualmente. Com benefícios facilmente percebidos, cada vez mais empresas têm decidido por este tipo de serviço especializado. Organizar, Planejar e Executar o que estava “travado” dentro da organização são algumas das atribuições deste profissional.

Trata-se de alguém com a expertise necessária para fornecer um diagnóstico completo sobre a realidade da empresa: quais são os pontos a serem desenvolvidos, possíveis remanejamentos, otimizações, investimentos e cortes. O consultor de gestão tem uma visão muito mais ampla do negócio devido sua neutralidade e seu compromisso com os dados extraídos.

O consultor em gestão não teme a inovação, mas não trabalha em torno de expectativas e sim, do que os números da companhia possibilitam àquela situação, apresentando uma solução personalizada para cada tipo de cliente e necessidade.

Empatia. Esse é o segredo para liderar projetos de sucesso de acordo com o consultor Luiz Laudares, especialista em criação de estratégias empresariais e liderança de projetos. Com mais de 15 anos de experiência na área de consultoria em gestão, Laudares vê como um dos maiores desafios para as organizações a missão de se tornarem eficientes em sua proposta de valor ao mercado e inovar continuamente.

Eu conversei com o mais novo consultor da Mereo. Confira.

1 . Liderança de projetos, um atributo que chama a atenção no seu currículo. Ao longo da sua experiência, o que você enxerga como um pré-requisito para conduzir um projeto ao sucesso?

Em primeiro lugar, precisamos ser empáticos, ou seja, precisamos ser capazes de nos colocar na cadeira do gestor/empreendedor e entender o contexto da empresa e as necessidades dela. Compreendida a missão, precisamos atuar rapidamente e focados, ajudando o cliente a bater a meta dele, que neste momento passa a ser nossa também.

2. Quais os principais desafios do gerenciamento de operações nas organizações de hoje? Tem a ver com a gestão de pessoas, o planejamento, tecnologia ou todos esses pontos?

O desafio de uma organização é ser eficiente em sua proposta de valor ao mercado e inovar continuamente. Para isso, é preciso alinhar as pessoas numa única direção, todas no mesmo ritmo. Motivação é essencial, é preciso criar o “clima”, inspirar. Mas não só da “vontade de fazer” que vem o resultado, é preciso encontrar os caminhos mais curtos, mais enxutos. É preciso ter padrões e disciplina. Enfim, reunimos isso num método científico universal de gestão: o PDCA/SDCA.

3. Em momentos de crise como o que o país vive, a consultoria em gestão é especialmente demandada pela área de finanças das empresas. O que você observa como os principais gargalos para que uma empresa se mantenha produtiva e em reta ascendente de crescimento mesmo em um cenário desfavorável?

O primeiro ponto a se observar é o controle rígido das despesas, essencial para qualquer negócio, independente do cenário. Esse é o segredo para um caixa forte: austeridade. O que ocorre normalmente em tempos de bonança é o descuido com essa variável e, no momento de crise, o gestor procrastina a difícil decisão de ajuste na estrutura contratada. Há outros pontos que tratamos na sequência, como custos e ciclo financeiro. Por fim, vem a receita. Precisamos fazer o trabalho de dentro para fora, fortalecendo a cultura organizacional.

consultoria em gestão

4. Como a consultoria pode efetivamente contribuir para o sucesso de um projeto? E, da mesma forma, como ela pode auxiliar na gestão?

São várias as contribuições que a consultoria traz, entre elas: identificação das oportunidades de melhoria para o negócio de um ponto de vista externo, sem vícios e sem compromisso com acordos internos. Análises puramente técnicas para embasamento das decisões gerenciais e estratégicas, senso de urgência e ritmo de projeto: tem data para entregar a mudança, o resultado. Além disso, a consultoria é uma fonte inesgotável de boas práticas gerenciais, ajudando no treinamento das pessoas e na construção de uma cultura de resultados para a empresa.

5. Como você vê a solução da Mereo, integrando tecnologia (via plataforma) e consultoria para a geração de resultados, e em que pontos você pretende agregar ao time e vice-versa?

A solução Mereo é completa, uma vez que a consultoria traz as transformações necessárias nos processos operacionais e gerenciais das organizações, e a plataforma contribui para a perenização dos resultados, por meio da sistematização dos processos gerenciais. Costumo dizer que o ERP está para os processos operacionais da empresa assim como a Plataforma Mereo está para os processos gerenciais.

Bem, conheço os fundadores, que são colegas de profissão e amigos de longa data, e compartilho valores. Vejo também a grande satisfação de nossos atuais clientes e digo que a empresa tem grande potencial pela proposta que apresenta. Trabalharemos forte e juntos para criar as oportunidades e dar ao mercado a possibilidade mais ampla de conhecer e experimentar a solução Mereo.

 

consultoria em gestão

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news