Consultoria empresarial: quanto custa e qual escolher?

Posted by Gabriela Hipólito
at Tuesday September 12th, 2017.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Quanto vale o futuro da sua empresa? A resposta a essa pergunta diz muito sobre o investimento em um projeto de consultoria. É que a consultoria empresarial envolve muito trabalho, expertise comprovada, experiência e, principalmente, comprometimento do consultor com a empresa.

O consultor pode encontrar o caminho certo para o desenvolvimento da organização, como também pode direcionar a companhia para um caminho seguro. Ou seja, no final, não se trata de um custo adicional, mas de um investimento a longo prazo.

Neste post, você vai ter uma ideia sobre quanto custa e quais tipos de consultoria empresarial escolher. Confira.

consultoria empresarial

Quanto investir numa consultoria?

O fato é que não há uma tabela que uniformize os valores a serem pagos pela prestação dos diversos tipos de consultoria. Algumas empresas de consultoria cobram uma porcentagem pelo retorno que a contratante receberá com o desempenho do consultor. Tendo como referência um projeto de redução de custo, por exemplo, a consultoria receberá certa porcentagem de cada real economizado pela organização.

É preciso dizer que o valor do serviço tem variação de empresa para empresa. Alguns times de consultoria cobram pelo projeto implantado em sua totalidade, enquanto outros cobram um valor simbólico para o início da análise dos dados da companhia e o restante do pagamento somente se dá caso a empresa obtenha êxito no projeto proposto.

Também pode haver variação no valor do investimento conforme a expertise da consultoria e experiência dos seus consultores. Outro ponto a ser observado é a taxa de sucesso que a consultoria já obteve em projetos similares.

Uma pesquisa realizada pela ABCO (Associação Brasileira de Consultores), confirma o crescimento no mercado de consultoria de 20% no último ano, tamanha a necessidade, utilidade e eficiência que podem ser encontradas nos serviços de consultoria. Com um amplo leque de opções, definir e padronizar valores se torna uma tarefa difícil, levando em conta as inúmeras particularidades que envolvem cada projeto de consultoria e sua exclusividade no caso específico da companhia contratante.

Mas como saber se sua empresa precisa do auxílio de uma equipe de consultoria? Separamos alguns cases que mostram as crises vivenciadas por algumas companhias e organizações que estavam em situação confortável mas decidiram por se tornar mais agressivas no mercado. Entenda agora qual a situação ideal para contratar uma consultoria.

Quando investir numa consultoria?

Não há resposta pronta para se determinar “quando” investir na consultoria. Cada empresa, cada segmento tem seu próprio timing, normalmente ligado a detecção de um problema envolvendo a gestão. Veja a seguir alguns tipos de consultoria:  

Consultoria empresarial no setor bancário

Alguns cases de sucesso da Mereo revelam o momento certo para se investir em consultoria. Um exemplo disso é uma instituição financeira mineira, que tem como estratégia crescer no mercado digital e se tornar mais eficiente. Dessa forma, decidiu trabalhar na redução de despesas administrativas e nos processos orçamentário, de execução e controle. Para isso, procurou a equipe de consultoria Mereo com a proposta de enxertar nos gestores um sentimento de dono, dando à eles a capacidade de encontrarem, por si só, oportunidades de redução de gastos na companhia. Além disso, capacitou os gestores da companhia e trouxe uma metodologia geradora de bons resultados, adequando os processos.

Foi estabelecida uma meta de redução de 5% nas despesas administrativas da empresa no período de um ano. Foram encontrados ensejos favoráveis para a redução de custos na utilização de fretes,  envio de extratos a clientes, despesas jurídicas, unificação de contratos e no envio de informações. O resultado foi excelente. Ao final de 2016 houve redução de 11.1% nas despesas administrativas versus uma meta de 5%.

Consultoria empresarial no setor de educação

Outro exemplo é o case no segmento da educação. Uma holding nos EUA, detentora de nove universidades na América Latina, enfrentava vários problemas, como por exemplo: estrutura de centro de custo e contas bem diferentes, impossibilitando análise de benchmarking entre as operações. Uma metodologia orçamentária rudimentar, sem análises de potencial de oportunidade. Também, tinha déficit em um sistema de gestão focado em resultados, os gestores não conheciam os desafios da organização e sua contribuição à estratégia de grupo. Além da baixa utilização dos ativos (salas de aula vazias, turmas com números de alunos abaixo do Breakeven entre outros.)

Após o diagnóstico da Mereo, o projeto se deu na reestruturação e redefinição da estrutura organizacional, utilização de metodologia orçamentária com foco em receita e gastos, consolidação financeira e definição de metas com programa de recompensa.

Os resultados parciais foram ainda superiores do que o esperado. Atuando em frentes de receita, gasto e contas a receber, houve significativa melhoria na rentabilidade. Por exemplo, simplificação de centro de custo, otimização do custo do serviço prestado e DRE lado a Lado. Além disso, os resultados financeiros incluem aumento de receita, ganho pela otimização e redução de despesas.

Consultoria empresarial quanto custa

Consultoria empresarial no setor industrial

Um terceiro case, que serve muito bem como exemplo de situações para se investir em consultoria, é o de um grupo empresarial localizado no Sul do Brasil, detentor de negócios nos segmentos de indústria, varejo, atacado, serviços financeiros e construção civil.

A dificuldade enfrentada por esta holding girava em torno de um crescimento acelerado nos últimos anos e, ao se deparar com a retração da economia, teve o quadro de pessoal inchado pelo novo volume de vendas, gerando perda de eficiência na estrutura de apoio ao negócio. A partir disso, a consultoria Mero criou uma meta específica: identificar uma oportunidade máxima de otimização de recursos.

Levando em consideração a modelagem de estrutura e a produtividade dos níveis operacionais, foram implementadas as seguintes tratativas: redução da burocracia, agilidade de respostas, motivação, comprometimento, estrutura focada em resultados, e a integração dos processos.

Os resultados não poderiam ser diferentes. Houve redução de 21% no montante e no quantitativo de pessoal, o que gerou a diminuição de 17% na folha de pagamento anual.

Todos esses exemplos servem para demonstrar que, independente do segmento da sua CIA, o serviço de consultoria está apto a otimizar os pontos positivos ou indicar caminhos para que sejam eliminados os ruídos que vêm impedindo os bons resultados da empresa. Mas, entre tantas, qual empresa de consultoria você pode optar?

Por que escolher a Consultoria Mereo?

Sim, se você chegou até aqui, provavelmente está cogitando contratar uma empresa confiável para auxiliar nos processos da sua empresa. A melhor notícia é que a Mereo pode atuar na tríade: Pessoas, Processos e Financeiro. Na consultoria financeira, a Mereo tem experiência comprovada na redução de custos, resultado e capital de giro, otimização de fluxo de caixa e no aumento da rentabilidade com foco em receita.

Em se tratando de Processos empresariais, a Mereo é referência no aprimoramento de processos administrativos, fabris e estabilização de processos. A Mereo também está presente em um dos pontos de maior carência dentro das empresa brasileiras: pessoas. Planejamento sucessório, otimização de estrutura, remuneração estratégica e claro, a retenção de talentos.  

A consultoria Mereo é feita no modelo Hands on, colocando-se à disposição da empresa sempre que solicitada, ou seja, ela trabalha com o cliente até que o resultado seja alcançado. Assim, garantimos o retorno sobre o investimento e conseguimos transferir o conhecimento à empresa que fez a aplicação.

A Mereo tem uma equipe de consultores com expertise em diversas áreas. Mais de trinta segmentos do mercado foram contemplados pela consultoria Mereo, além de cases de sucesso e relatos gravados sobre a experiência e o resultado de ter contratado nossa equipe. O feedback nas empresas nunca foi tão produtivo. Saiba mais no site da Mereo e conheça nossos consultores associados. Um deles certamente apresentará o tipo de consultoria ideal para o crescimento da sua empresa. Ah, e aproveite para nos enviar feedbacks positivos e negativos (se for o caso). 

consultoria empresarial

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news