Da estratégia ao resultado: fazendo acontecer

Posted by Mereo
at Friday November 20th, 2015.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Por que algumas empresas conseguem implementar bem suas estratégias e obter os resultados pretendidos e outras não?

Trabalho há cerca de 30 anos em gestão de pessoas, rotina do dia a dia, melhoria contínua e desdobramento de metas. Nesta sequência, vem o desenvolvimento de equipes para a melhoria contínua e também, o simples e profundo 5S que contribui significativamente para a vida da empresa e das pessoas que nela trabalham.

Minha experiência, trabalhando sempre em parceria com os CEOs, Diretores e Gerentes nas empresas, mostra claramente que nenhuma mudança trará resultados duradouros sem que todas as ações planejadas estejam, de forma sistêmica, focadas nas estratégias de curto, médio e longo prazos.

estratégia

 

Como mostra a figura acima, os diversos subsistemas na organização, além de aderentes à estratégia, também necessitam de interligação um com o outro. A principal forma de fazer com que tudo isto aconteça é por meio de líderes que tenham conhecimento, habilidade e que estejam totalmente comprometidos com os rumos que a empresa pretende seguir.

Parafraseando Jack Welch:

“O Líder é incansável em melhorar resultados, juntamente com a equipe, sempre avaliando, treinando, e reforçando a autoconfiança de todos”.

Ao mesmo tempo em que esta afirmativa é verdadeira e simples, não é fácil de praticar. Para que isso ocorra, as empresas devem dispor de sistemas de informações que possam registrar acumular e disseminar as informações sobre o desempenho das diferentes unidades da organização e devem atuar rapidamente sobre o que não estiver gerando resultados satisfatórios. Isto facilita muito o trabalho do líder no alcance das metas, junto com sua equipe e para que o aprendizado flua de forma sistêmica por toda a organização.

Voltando à pergunta inicial: Por que algumas empresas conseguem implementar bem suas estratégias e obter os resultados pretendidos e outras não?

Os nossos clientes que praticaram gestão de resultados e obtiveram sucesso, acreditaram e desenvolveram disciplina em:

– Converter as estratégias claramente em ações específicas com foco nos resultados necessários para a sua sobrevivência.

– Garantir o comprometimento das lideranças em todos os níveis da organização e torná-lo visível através da coerência entre discurso e prática;

– Praticar continuamente o dar e receber feedback , em seus diversos formatos (diário, semanal, imediato e outros), promovendo a dinâmica da comunicação e mudanças de rumos de forma integrada e ágil.

– Celebrar e reconhecer os resultados obtidos pelas equipes, exercitando na prática a meritocracia.

Praticar estes pontos poderá ser muito penoso e desgastante sem a visualização de resultados de forma ágil e transparente. Na atualidade, o mundo dos negócios tomou um dinamismo onde à velocidade na análise da informação e tomada de decisão são cruciais para o alcance de resultados e a rápida gestão de mudança de rumos.

Foi diante desta realidade que a Mereo descreveu sua missão e vem mudando a realidade da gestão de resultados e da meritocracia em empresas brasileiras e internacionais:

Missão: Desenvolver soluções integradas que traduzam esforços em resultados e adicionem valor às organizações.”

Jânua Rodrigues
Consultora mereo

 

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news