Líder Empresarial: John Davison Rockefeller

Posted by Mereo
at Thursday August 28th, 2014.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

John Davison Rockefeller, nasceu em 8 de Julho de 1839 em Richford, Nova Iorque, e faleceu em 1937. Foi o fundador da primeira companhia petrolífera norte americana, a Standard Oil. Sua origem familiar é modesta. A mãe era muito religiosa e inculcou nos filhos esse pendor. O pai tinha pouco dinheiro para vestir os quatro filhos e duas filhas. Concluiu a escola secundária e procurou um emprego.

Em 1855, Rockefeller começou o seu primeiro emprego. A partir daí passou a festejar todos os anos o aniversário do seu primeiro emprego: o seu “Jobday”. Era contabilista num grande armazém de retalho. O único dia livre era o domingo, passado na igreja, onde para além da frequência do culto ele varria o chão da igreja, escrevia as atas das reuniões e ensinava a Bíblia às crianças. O trabalho e a fé religiosa foram os pilares da sua vida.

Seus primeiros negócios
Em 1859, três anos e meio depois do seu “Jobday”, pediu um aumento ao seu patrão, que foi recusado. Então achou que já aprendeu o suficiente. Despediu-se e juntamente com o seu amigo inglês Maurice Clark, fundou um armazém de retalho. Na guerra civil americana, venderam comida e roupa para os soldados. Negociaram com farinha, sal, sementes, carne de porco e depois passaram a comerciar um novo produto: petróleo da Pennsylvania, usado para os lampiões, nas habitações.

Comprou com o seu sócio uma pequena refinaria. Recorrendo a crédito, investiu na expansão da mesma. Acabou por comprar a totalidade da empresa em 1865. Com o sócio Henry Flagler, antigo produtor de sal, fundou a Standard Oil Company.

A indústria do petróleo floresceu e a Standard Oil tornou-se o líder deste novo mercado, tornando-se um monopólio. No início da década de 1880, a Standard Oil e suas dependentes já controlavam cerca de 90% das refinarias americanas. Até que em 1911 o tribunal supremo decidiu o desmantelamento do monopólio e ordenou a criação de 34 pequenas novas empresas, das quais resultaram: Exxon, Chevron, Mobil e a Amoco.

Mas a essa atura, John Rockefeller já tinha se tornado o homem mais rico do mundo. Então, passou a dedicar-se agora às suas obras de beneficência. Para si e sua família preferiu uma vida modesta. Seus filhos receberam uma mesada menor do que as outras crianças. Levantava-se cedo, trabalhava duro e ia para a cama. Aos domingos ia à igreja.

Fonte: http://www.folhadoempreendedor.blogspot.com.br/

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news