Gestão de Pessoas de forma Estratégica

Posted by Mereo
at Wednesday October 28th, 2015.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Considerando o rápido progresso da tecnologia e, consequentemente o rápido acesso ao conhecimento, o mercado atualmente apresenta uma diversidade de produtos e serviços com qualidade e facilidade de acessos jamais imaginados.

communication

Conheça o módulo Gestão de Talentos da Mereo

Desta forma a vantagem competitiva das empresas é um RH atuante que possa formar líderes capazes de desenvolver equipes cada vez mais autônomas, motivadas, engajadas e comprometidas com seus resultados.

Diante deste cenário, o RH está diante de seu maior desafio que é realizar uma Gestão Estratégica de Pessoas. Para tornar-se estratégica, a área precisa calibrar suas atividades em prol dos objetivos do negócio, portanto, faz-se necessário rever sua missão para que seja possível sustentar os resultados empresariais.

As ações de RH precisam ser direcionadas para processos e tarefas, ou seja, onde haja uma busca constante pela melhoria da eficiência e pela melhor forma possível de se executar as atividades.

Por mais que uma empresa seja inovadora, com recursos tecnológicos modernos, não será diferenciada se não tiver um time de excelência.  O grande diferencial é ter pessoas bem selecionadas e motivadas. Um dos principais pilares da missão do RH está alinhada à premissa de que pessoas criam valor e são fontes de vantagem competitiva quando contribuem para a redução dos custos e fornecem algo diferenciado aos clientes.

Se considerarmos um RH estratégico, com o foco nos objetivos da empresa, saberemos que a área preocupa-se em desenvolver e modelar Líderes com perfil alinhado à cultura e aos objetivos da organização. Além disso é fundamental que compreendam o quão é importante e decisivo é o seu papel de selecionador e desenvolvedor de pessoas que sejam capazes de gerar feedback assertivos e consistentes relacionados aos desempenhos.

À área de RH cabe o papel consultivo junto às lideranças, com foco nos processos-chaves da empresa que são Pessoas, Estratégia e Operações. Estes processos estão interligados considerando que a estratégia da empresa precisa levar em conta o potencial das pessoas e a realidade operacional.   Já as operações precisam estar alinhadas aos objetivos estratégicos e às habilidades das pessoas. Sendo assim, estes três pilares precisam estar conectados para que a organização consiga alcançar seus objetivos.

working-1219889_960_720

Assim, uma empresa só será competitiva se seus Líderes estiverem preparados  e comprometidos com os inúmeros desafios, concentrando esforços não só em questões financeiras, mas, principalmente nas Pessoas – capacitando-as, mantendo-as motivas e alinhadas a uma visão comum, ou seja, aos objetivos compartilhados.

Para que isso acorra é preciso apoio da área de RH que auxiliará no seu desenvolvimento, provendo-o de instrumentos e soluções customizadas para suas demandas.

Para que a Gestão de Pessoas conquiste mais espaço na organização precisa ampliar o seu Repertório para:

  • Potencializar os resultados organizacionais por meio das pessoas;
  • Saber gerir o conhecimento e o capital intelectual dentro das organizações;
  • Equacionar a satisfação dos objetivos individuais e a concretização das metas organizacionais.

Para que que essas ações se concretizem, segundo, Ram Charan, é necessário que ao RH não deixe de “Incrementar a sensibilidade para o negócio para ajudar as organizações a atingirem o seu máximo”.

An expanding role for Human Resources

Precisamos entender, finalmente, que nunca se deu tanta importância para área de RH, assim, este é o momento da área posicionar-se e relacionar-se com a realidade do negócio apresentando sua expertise em preparar pessoas estratégicas para o negócio.


Autora: Adriana Britto

Psicóloga,  pós-graduada  em Andragogia (educação de adultos), especialista em Psicologia do Trabalho. Possui formação em coach e como analista MAPA (Método de Avaliação de Pessoas).  Possui expertise nas áreas de consultoria educacional e aprendizagem corporativa; desenvolvimento de líderes e de profissionais de Recursos Humanos.

Atuou em grandes empresas  como Coca-Cola, Vallourec & Mannesmann Tubes, Lear Corporation,  Gerdau  e  Grupo MRV. Atualmente é Diretora Executiva da Fênix DHO e Consultora Mereo.

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news