Gestão da performance na era digital

Posted by Gabriela Hipólito
at Thursday May 25th, 2017.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

A necessidade de modernizar a gestão da performance não é nenhuma surpresa no mundo dos negócios. Para isso, empresas de diversos portes estão atualizando a sua definição do conceito para se tornarem mais responsivas aos interesses de seus funcionários e também do negócio, criando um ambiente motivador e produtivo.

Consideraremos performance como o ato ou capacidade de realizar, executar ou desempenhar uma determinada missão ou papel num contexto específico, alcançando resultados esperados ou não. Isso se aplica tanto à performance de um artista de palco, quanto de uma indústria ou de um atleta por exemplo.

Na sociedade do conhecimento mensurar e sobretudo promover o aumento do desempenho no contexto organizacional tem se tornando um dos grandes desafios da gestão devido a sua complexidade. Em torno de 20 anos atrás as empresas motivavam os funcionários essencialmente através de 3 itens básicos: promoções, benefícios e salário.

Entretanto, o senso comum de que esse tipo de recompensa movia o engajamento dos funcionários hoje em dia já não é garantia de satisfação no trabalho, fator esse que faz com que a gestão da performance organizacional seja um desafio cada vez maior para gestores de RH.

performance

Os programas tradicionais de gestão da performance

Nesse crescente debate a respeito da eficácia dos modelos de gestão da performance vemos cada vez mais empresas enfrentando  problemas com seus mecanismos de avaliação que muitas vezes não expressam a realidade do dia-a-dia. Tanto as lideranças como os liderados encaram a gestão do desempenho tradicional como algo desmotivador e pouco abrangente.

O excesso de mecanismos de controle pode gerar:

  • A falta de autonomia que “mata” o processo criativo
  • Aumento dos níveis de desmotivação e stress
  • Considerável burocracia prejudicando o cumprimento de prazos
  • Classificação da performance exclusivamente por indicadores quantitativos

Além disso, essa configuração deturpa o sentido real da palavra performance que passou a ser encarada como cumprir objetivos impostos sem necessariamente medir os resultados do trabalho dos indivíduos.

Mas o que está movendo a necessidade de mudanças na gestão da performance?

Gestão da performance

O que é fundamental em uma avaliação de desempenho? Confira aqui

Grande parte das empresas ainda resiste em modernizar a forma de avaliar o desempenho da equipe, seja pela incerteza a respeito da eficiência dos novos mecanismos ou em relação à aceitação interna. Algumas “early adoptors”- empresas que migraram para um sistema mais flexível e dinâmico, reportam aumento na satisfação e no desenvolvimento dos indivíduos.

Ao mesmo tempo em que a natureza do trabalho tem mudado drasticamente com a chegada de tecnologias e metodologias de mensuração de desempenho a chegada da geração Y no mercado vem acelerando a renovação de todo esse processo.

Fatores como a estabilidade no emprego passam a dar lugar a novos desafios e anseios dos profissionais nascidos após 1980, como:

  • Necessidade por maior independência e confiança
  • Realização de atividades que desafiam o profissional a buscar novas soluções
  • Necessidade de coachingfeedbacks contínuos
  • Flexibilidade de horários – foco na produtividade e não no tempo
  • Busca por formas variadas de remuneração pela performance
  • E acima de tudo ter um sentido para que esses objetivos sejam alcançados

 

Gestão da performance

Empresas responsivas às necessidades dos funcionários trabalham com indicadores de performance de forma eficaz

Tecnologia como aliada

A tecnologia nesse cenário ajuda manipular imensos volumes de dados e indicadores, de forma a facilitar a análise da performance em tempo real através da modelagem de dados analíticos. Isso, além de diminuir a subjetividade do processo de avaliação de desempenho promove processos mais dinâmicos e condizentes com os anseios da geração Y.

Com a tecnologia em nuvem podemos ter acesso às informações a qualquer tempo e lugar, facilitando analises que levam à tomada de decisão e comunicação entre setores e times, promovendo ganhos em tempo para que os gestores se dediquem a alcançar suas metas.

Nós da Mereo somos apaixonados por esse tema e estamos sempre promovendo debates com organizações que estejam interessadas em conhecer diferentes possibilidades de mensuração da performance. Para saber mais, entre em contato conosco!

Gestão da performance

Previous Post
Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news