Plataforma Mereo contribui para gestão de valor do GPA

Posted by Mereo
at Wednesday December 20th, 2017.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Os investidores cada vez mais têm buscado empresas cuja avaliação seja baseada em resultados além dos financeiros, e as empresas, por sua vez, estão cada vez mais cientes da importância de tangibilizar essas informações e incorporá-las estrategicamente aos seus negócios.

Um case que exemplifica isto é o do GPA, a maior empresa varejista e de distribuição do Brasil, dona das marcas Extra, Pão de Açúcar e Assaí. Através de uma plataforma desenvolvida pela Mereo, empresa criada em 2012 com atuação global em Consultoria e Software Integrado de Gestão, o grupo incorporou a definição e acompanhamento de KPI’s (Indicador-chave de Desempenho) ao modelo de gestão da companhia, trazendo avanços e maturidade para os negócios.

O trabalho com KPI’s no GPA é desenvolvido há alguns anos, com objetivo de reportar para o mercado e acionistas os resultados anuais do grupo, mas foi através da parceria firmada em 2015 com a Mereo, que os indicadores passaram a ter mais relevância no processo de desdobramento de metas dos líderes da cia e criação de rotinas de acompanhamento, e também para  atrelar a performance das mesmas ao pagamento de Remuneração Variável dos colaboradores.

“Iniciamos a parceria com o GPA com consultoria para avaliação da estratégia do grupo e das diversas áreas de negócio para definir as metas dos principais executivos e de suas unidades de negócio. Essas metas são as que direcionam o foco de trabalho e que por sua vez também impactam a remuneração variável destes colaboradores. Para que esse trabalho seja perpetuado, foi necessária a aplicação de tecnologia para dar foco à organização, e levar a informação aos gestores dos resultados das metas, para que eles possam acompanhar o desempenho e tomar decisões baseadas nestes resultados”, explica Ivan Cruz, Diretor de Inovação, Marketing e Desenvolvimento de Negócios da Mereo.

 

Ivan Cruz Jr. apresentando os benefícios da Plataforma Mereo na HSM EXPO 2017

A plataforma Mereo (Software) usada pelo GPA é acessível somente para a liderança corporativa, mas a partir das informações mensais que são colocadas nela, abre-se o diálogo nas reuniões de equipe, que desenvolvem por si as estratégias para atingir os desafios propostos. No início, o projeto veio para acompanhar as metas ligadas à remuneração variável, porém ela tem sido usada também para acompanhamento de outros KPI’s, principalmente os de gestão das áreas e processos.

Um trabalho que está sendo desenvolvido pela área de gestão do grupo é exatamente tirar o rótulo que trata-se de um sistema somente de Remuneração Variável, apesar que este é um dos diferenciais da plataforma.

Para a diretora de Sustentabilidade do GPA Laura Pires, a entrada da Mereo conferiu maturidade aos processos dentro do grupo, pois os indicadores passaram a ser mais do que o reporte para o mercado e ganharam função de gestão dos negócios.

Quando passamos a trabalhar com a Mereo, ganhamos muito mais maturidade nos processos, pois o reporting era apenas a consolidação de números para um relatório, mas a partir do momento que usamos os indicadores para definir metas e ações, este passa a ser um indicador chave de gestão, possibilitando uma visão bem mais gerencial e mais efetiva sobre os avanços e desafios. Além disso, sabemos que uma empresa hoje não é avaliada só pelos grandes indicadores financeiros que apresenta, mas como ela chega nisso, por exemplo, através de indicadores sociais e ambientais. Então, para nós do GPA mostrar que esses indicadores não financeiros estão integrados à remuneração variável dos colaboradores é um sinal importante que damos para o mercado de dizer que sim, estamos preocupados com o ‘como’ atingimos nossos resultados”, explica.

Outro destaque gerado pela parceria foi a criação do “Índice de Sustentabilidade“, mix das abordagens importantes dentro da área de sustentabilidade e diversidade da empresa, que foram estipulados como “% Pessoas com Deficiência (PCD)”; “% Mulheres na Liderança (em cargos de gerência e acima)” e “Consumo de Energia Elétrica/m² de área de venda”. O assunto faz parte de todos os painéis do GPA e fica alocado nas metas que são consideradas estratégicas para o grupo.

Em 2015, por exemplo, o GPA teve uma redução de 5% de consumo de energia total comparado com o ano anterior e a partir disso criou-se uma nova meta para o ano de 2016, na qual todos os colaboradores foram impactados pelas variáveis obtidas.

E como funciona a plataforma de Gestão da Mereo?

O diferencial da Mereo é aliar tecnologias com metodologias, práticas e conhecimento em gestão em uma única plataforma que dê a visão ao CEO e a todos os executivos do quão efetiva está sendo a execução da estratégia, para que mudanças bruscas de cenário sejam tratadas rapidamente.

Além disso, a plataforma mensura qual resultado cada executivo está entregando junto a sua equipe – evidenciando seu sucesso na solução de problemas e na tomada de decisão, comportamentos e perfil de aprendizagem. Complementar à plataforma, a Mereo possui um time de consultores especializados que conseguem diagnosticar a maturidade de gestão atual das organizações e transformar o que for necessário para melhoria da performance.

Ter o serviço de consultoria aliado à tecnologia de ponta faz da Mereo uma empresa única no mercado.

Next Post

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news