Realidade Aumentada (AR): conheça os impactos na gestão das empresas

Posted by Angelo Scaramussa
at Wednesday February 7th, 2018.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Com previsão de aplicação crescente, a Realidade Aumentada (AR) configura tanto desafios quanto progressos para a gestão das empresas.

Ao permitir imersão de elementos virtuais na visão do mundo real, a adoção de tecnologias de Realidade Aumentada pelas organizações incorpora novas possibilidades de treinamento dos colaboradores e reinventa as experiências entre os clientes e seus produtos e serviços.

Essas novas tendências de AR vão gerar cada vez mais efeitos sobre a forma como sua empresa desenvolve soluções, define estratégias de marketing e realiza sua abordagem comercial. Agir estrategicamente nesse sentido possibilita a sua gestão sair à frente da concorrência, implementando práticas que inovam todo o mercado consumidor.

Neste blog post, fique por dentro do que é AR e impactos que essas inovações trazem para sua empresa e gestão.

 

Mas o que é Realidade Aumentada (AR) na prática?

Câmeras e sensores captam informações do ambiente e encaminham essas informações a um software que as identificam. Tal programa de realidade aumentada processa e projeta as imagens reais do ambiente a uma tela, porém acrescenta novos elementos criados virtualmente, sobrepondo as projeções digitais às informações do mundo real.

A partir disso, você conseguiria interagir com os elementos que foram criados virtualmente logo ali. Smartglasses, como os óculos Microsoft HoloLens, ou a proposta do Google Glass, são exemplos de tecnologias que já possibilitam a realidade aumentada, embora ainda tenham pouca presença nos mercados.

No celular, um jogo que utiliza de forma intensa AR é Pokemon GO, lançado em 2016 e baixado mais de 750 milhões de vezes! Pela lente dos óculos, você emerge em projeções de objetos, planilhas, mapas com os quais poderá interagir utilizando gestos ou sua voz, por exemplo.

A tecnologia de realidade aumentada já está sendo útil em diferentes setores e de incontáveis formas. Imagine a seguinte aplicação da AR em seu carro: a projeção de informações sobre o trânsito no para-brisa, e você poderá ver as funcionalidades do GPS integrado a sua visão da estrada ou, assim como já ocorre, as linhas guias da câmera de ré.

Realidade-aumentada-industria

Os efeitos da Realidade Aumentada na sua empresa

  • Novas formas de treinamento

Treinar seus operadores já é algo factível com a realidade aumentada. Com a utilização de smartphones ou dos smartglasses, os treinamentos já podem sair das vídeos-aulas para simulações práticas que utilizam imagens digitais, 3D, misturadas ao ambiente físico ou mesmo virtual de trabalho.

Com a AR, o treinamento se torna menos arriscado para a empresa e para o colaborador, ao mesmo tempo em que é mais assertivo, pois substitui os antigos livros e videoaulas pelo treinamento prático, autoguiado, eficaz e rápido, uma vez que não depende de terceiros para sua realização e nem de materiais reais.

Quer um exemplo simples? Novos colaboradores do Burger King podem ser treinados sobre como produzir um hambúrguer enquanto permanecem dentro de uma sala vazia, mas tem todo o ambiente e materiais de trabalho diante dos seus olhos e mãos, sem riscos de causar prejuízos na produção ou sofrer acidentes de trabalho.

Tudo isto facilita a compreensão dos processos pelo colaborador, ajudando na padronização e na consequente rotina com menos erros e problemas. A realidade aumentada na sua empresa possibilita mais produtividade!

 

  • Melhor tomada de decisão com AR que impacta o Gerenciamento da Rotina

Com ferramentas digitais de acompanhamento do planejamento estratégico, tal como a Plataforma de Gestão Integrada da Mereo, você já consegue ter uma visão holística do seu negócio e monitorar o desenvolvimento da sua equipe, assim como os resultados.

Provavelmente, com essa inovadora sobreposição de informações em grande perspectiva, a visão sobre informações disponíveis vai trazer uma noção da realidade muito maior, de forma amigável e efetiva: a observação ampliada das informações disponíveis e a tomada de decisão com previsões mais claras.

A Realidade Aumentada vai impactar o monitoramento da execução das atividades e, consequentemente, os resultados. Você se recorda do SDCA, método essencial para padronização de processos e para o gerenciamento da rotina?

A letra “S”, referente a Standard (padrão, no inglês), se tornaria muito mais confiável e replicável com tecnologias de Realidade Aumentada: para analisar e monitorar as atividades do dia a dia, você poderá manipular as informações conforme identifique o desalinhamento de ações planejadas e executadas, chegando a elementos que estão em disformidade com os processos. Isto ocorrerá em menos tempo, gastando menos recursos para propor melhores soluções.

Além de ser mais uma ferramenta de gestão, AR também favorece a ambientação de novos funcionários na utilização das ferramentas digitais de gestão das empresas, assim como para os já colaboradores que passarão a utilizar novas plataformas de gestão que envolvem amplos aspectos gerenciais.

 

  • Acompanhamento eficaz dos processos na indústria

No dia a dia da indústria, você já pode implementar a utilização de celulares ou óculos que identificam determinados equipamentos e trazem soluções objetivas de manutenção, antes presente somente em manuais.

Há ainda a atuação do especialista remoto: se um funcionário não sabe como operar nova máquina ou consertá-la, com o uso de smartglasses ele se torna os olhos de outro operador que está em outra planta, que então vai conduzir o funcionário nessa planta quanto à forma como realizar as execuções necessárias.

 

  • Novas formas de interação nos Recursos Humanos

Novas formas de interação entre os funcionários ganha corpo com os óculos que mapeiam todo o ambiente e nele projetam imagens 3D. Utilizando esses smartglasses, conectados via software e internet, os colaboradores podem trabalhar à distância compartilhando o mesmo ambiente de trabalho, gráficos e conteúdo.

Isso possibilitará uma mobilidade e flexibilidade extrema aos funcionários, podendo realizar encontros e reuniões com os colegas de trabalho quando e onde entenderem.

O que você já sabe sobre o RH do futuro? Confira esse nosso blog post que pode ser essencial para entender como essas transformações impactam a gestão de pessoas.

 

  • Maior interação do consumidor com os produtos

Você já pode utilizar aplicativos de realidade aumentada em seu celular. Ao apontar seu telefone para o horizonte, ele recria na tela uma nova dimensão com camadas digitais de produtos e serviços que você desejar. Isso se potencializa com os smartglasses e revoluciona a forma como as empresas precisam preparar o marketing dos seus produtos.

Como fica esse móvel na minha sala? Será que vai combinar com o resto do cômodo? Uma rede de móveis e itens para casa criou um aplicativo em que você simula no ambiente da sua casa ou empresa onde ficará melhor determinado item, dando confiança às compras online.

Na hora de comprar um imóvel, um software específico possibilita transformar plantas baixas em modelos 3D visualizados na tela de dispositivos, como tablets, substituindo de forma prática e econômica o acesso às antigas maquetes.

 

Para as empresas, o potencial da Realidade Aumentada é imenso. Entretanto, ainda envolve tecnologias que estão sendo criadas e hoje com elevados custos, mas aquela que explorar esta forma de novos processos de negócios vai obter um diferencial em sua estrutura organizacional e no seu nível de produtos.

Faça da sua gestão, uma gestão do futuro e de resultados! Os consultores da Mereo têm as soluções para te ajudar a revolucionar sua gestão.

Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news