Reconhecimento e recompensa: o que é, diferenças e como implementar

Avatar photo Rebeca Rohr | 26 de outubro de 2022

Reconhecimento e Recompensa são programas voltados para a valorização do capital humano, o bem mais precioso de uma organização.

reconhecimento e recompensa

Afinal, promover o bem-estar e a felicidade dos colaboradores é a chave para que criem um vínculo afetivo com a empresa e se mantenham motivados para alcançar os melhores resultados.

Nesse sentido, se o seu negócio almeja o crescimento e o sucesso, não existe outra saída a não ser investir em pessoas, e isso acontece justamente por meio da implementação de estratégias de reconhecimento e recompensa.

Então se você quer saber tudo sobre reconhecimento e recompensa e como implementar na sua empresa para alavancar o engajamento dos colaboradores, continue lendo!

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é reconhecimento e recompensa?
  • Diferença entre reconhecimento e recompensa
  • A importância dos sistemas de reconhecimento e recompensa
  • Como implementar programas de reconhecimento e recompensa

O que é reconhecimento e recompensa?

Reconhecimento e recompensa são políticas internas estabelecidas pelo setor de gestão de pessoas para fornecer benefícios financeiros e emocionais aos colaboradores.

O objetivo da implementação dessas estratégias é valorizar os profissionais para elevar a satisfação e o engajamento. Assim, a motivação cresce e a produtividade e performance dos times melhora.

Mas não só isso, o relacionamento entre empresa e colaborador também é fortalecido, aumentando a retenção de talentos e diminuindo o turnover.

Além de que esses programas compõem processos como a remuneração variável (RV), que oferece um acréscimo no salário das pessoas de acordo com seus resultados.

remuneração variável

Diferença entre reconhecimento e recompensa

Apesar de ambos os programas oferecerem benefícios ao colaborador com o propósito de alavancar seu engajamento, reconhecimento e recompensa não são estratégias iguais, mas sim complementares.

Em resumo, podemos dizer que o reconhecimento é mais focado em comportamentos e incentivos não monetários, já a recompensa é voltada para resultados e pagamento de bônus. Entenda mais sobre essa diferença a seguir:

Reconhecimento

O reconhecimento, como o próprio nome sugere, é uma forma de dar mérito pelo comportamento ou trabalho realizado com excelência.

Ele pode ser feito pessoalmente, em uma reunião ou por meio de ferramentas de reconhecimento como a Mereo, que possibilita que uma vez por mês cada colaborador indique um colega que mais o inspirou no período e faça um elogio.

Essas práticas oferecem um grande impacto emocional e nutrem a busca por estima e autorrealização das pessoas, já que mostram que elas estão no caminho certo e que seus esforços foram notados.

Desse modo, se sentem incentivadas, valorizadas e motivadas a ficarem na empresa e se dedicarem cada vez mais.

Até porque para reter talentos não basta apenas fornecer um bom salário, as pessoas também buscam por propósito, pertencimento e bem-estar no ambiente de trabalho.

Recompensa

A recompensa é mais focada nos resultados e fornece compensações financeiras pelos objetivos organizacionais alcançados.

Normalmente, o programa de recompensas é vinculado à gestão de metas e são estabelecidas políticas de acréscimos no salário, bonificações e premiações pela alta performance e participação nos lucros da empresa.

Vale ressaltar a importância de definir metas possíveis de se alcançar para que a finalidade dessa estratégia não seja prejudicada e acabe gerando frustração em vez de motivação.

Algumas das formas de recompensa mais comuns no mercado são:

A importância dos sistemas de reconhecimento e recompensa

Os programas de reconhecimento e recompensa são os principais instrumentos para promover a valorização dos profissionais e, quando aplicados da maneira certa, os maiores propulsores da alta performance das equipes.

Sem dúvidas, instituir incentivos positivos como política interna oferece benefícios tanto para as organizações quanto para os colaboradores, como:

  • Crescimento da motivação;
  • Aumento do engajamento;
  • Maior atração e retenção de talentos;
  • Alta produtividade;
  • Alta performance;
  • Bom clima organizacional;
  • Bem-estar para os colaboradores;
  • Fortalecimento da cultura organizacional.

Tudo isso acontece porque as pessoas sentem que têm um papel importante para o crescimento do negócio, se sentem pertencentes e se comprometem com os objetivos organizacionais.

Como implementar programas de reconhecimento e recompensa

Antes de tudo, quando a empresa decide implementar programas de reconhecimento e recompensa é importante que o RH e as lideranças estejam cientes e envolvidos em todo processo. A partir disso, inicie as 5 etapas abaixo:

1.   Colete informações

Colete informações para analisar qual programa é mais adequado para seu modelo de negócio.

Leve em consideração o vínculo com os valores corporativos, alinhamento à estratégia organizacional, coerência com a cultura interna e associação aos indicadores de desempenho.

2.   Desenhe o modelo do programa

Comece a estruturação do programa de reconhecimento e recompensa. Nesse momento, todas as regras devem ser elaboradas de forma simples e objetiva para não deixar pontas soltas.

Lembre-se que a empresa precisa ter recursos para ser capaz de cumprir o que foi estabelecido como regra.

3.   Detalhe as políticas

Detalhar as políticas do programa é fundamental para que todos os pontos fiquem claros e transparentes. A lógica de funcionamento que abrange os gatilhos, indicadores, metas e premiações também precisa ser descrita minuciosamente.

Conte com reuniões de alinhamento entre diretoria, RH e liderança para validar todo o projeto.

4.   Implantação e acompanhamento

Faça a comunicação do programa para todos os participantes. É importante que essa divulgação seja feita em uma reunião geral com todo time para apresentar as regras e políticas de funcionamento, que também estarão formalizadas em um documento acessível a todos.

Inclusive, é recomendado disponibilizar um termo de aceite para que todos os participantes assinem que concordam com as regras, oficializando o programa.

5.   Use ferramentas de reconhecimento e recompensa

Utilizar ferramentas que automatizam os programas de reconhecimento e recompensa torna todo o processo mais ágil.

Na Mereo, além de contar com uma solução de envio de Elogios e Reconhecimento, você também pode garantir mais assertividade para gerir bonificações com o módulo Remuneração Variável que se une às metas ou competências. Agende sua demonstração grátis da plataforma!

remuneração variável

Conclusão

Em suma, os programas de reconhecimento e recompensa são estratégias eficazes para os colaboradores se sentirem valorizados e importantes para o crescimento do negócio. Assim, estarão sempre satisfeitos e motivados a entregarem resultados cada vez melhores.

E se você quer entender mais sobre como implementar o reconhecimento na prática, clique aqui e baixe agora a nossa lista “8 práticas de reconhecimento para manter os times engajados”!

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.