Desdobramento de EBITDA

Posted by Mereo
at Monday January 4th, 2016.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Confira um depoimento de Berenice Kuhn, consultora Mereo. Ela fala sobre os pilares de um projeto de desdobramento do EBITDA até o nível dos indicadores das células de operação em uma empresa.

O projeto consistia em construir árvores de desdobramento do EBITDA, levantar histórico destes indicadores que possibilitassem definir metas desafiadoras, levando em conta benchmarks dos indicadores e calcular lacunas nestes indicadores buscando alcançar os desafios propostos pela empresa.

Após isto, definir as oportunidades de ganho, identificar as metodologias a serem usadas para cada oportunidade (projeto), definir responsáveis (donos) para cada um dos projetos, treinar estes donos de projetos e fazer a avaliação e acompanhamento deles.

desdobramento de EBTIDA

Durante o trabalho de construção das árvores de desdobramento foram feitas muitas reuniões com responsáveis pelas células e pelos processos, para discutir o desdobramento dos indicadores relacionados a produção e custos. Nestas reuniões acabamos encontrando algumas oportunidades de ganho, antes mesmo de feito o cálculo das lacunas e identificação das oportunidades reais de ganho.

O projeto de desdobramento do EBITDA envolveu um grande número de responsáveis pelas células e pelos processos, mobilizando-os para estas novas oportunidades de ganho identificadas na empresa, trazendo benefícios como: foco dos esforços e recursos da empresa em projetos onde há oportunidades reais de ganho (redução de custos, redução do capital de giro, etc), inclusão do desdobramento no ciclo de planejamento da empresa e ampliação do foco do desdobramento, contemplando receita, custo fixo e custo variável.

EBITDABerenice Kuhn,  é engenheira química, com especialização em gestão empresarial e pós-MBA em gestão da inovação. É consultora em planejamento e execução da estratégia, melhoria de processos e gestão do conhecimento.  Trabalhou 10 anos na Gerdau, 1,5 ano na Fras-le e 8 anos na Ambev. Foi gestora das áreas de inovação e gestão, recursos humanos e gestão da qualidade.  Possui experiência em desdobramento do planejamento estratégico e do EBITDA em projetos de melhoria, até as células operacionais, com definição de metas em todos os níveis. Trabalhou com as metodologias 6 Sigma, MASP, LEAN, banco de ideias e benchmarking. Implantou a gestão da rotina, com o mapeamento de processos, padronização, auditoria de padrões, não conformidades, indicadores. Trabalhou com a estruturação da gestão do PDCA anual dos processos. Foi responsável pelos subsistemas de RH e pelo SESMT. Tem domínio de ISO 9001, 14001 e MEG da FNQ .

desdobramento de EBITDA

Previous Post
Next Post

Share

LinkedIn

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news