Visão dos sócios: sua empresa está preparada para um software de acompanhamento de KPIs?.

Posted by Angelo Scaramussa
at Wednesday April 4th, 2018.

Sorry, this entry is only available in Brazilian Portuguese. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Você sabe qual é o momento ideal para se adotar um software de acompanhamento de KPIs na sua empresa? Esse investimento tem rápido retorno se sua implantação ocorrer no momento correto, pois impulsionará a performance da companhia.

Neste artigo, você vai conhecer variados aspectos das empresas apontados pelos sócios da Mereo como cruciais para definir o momento certo de se contratar um software de acompanhamento de KPIs. Veja se sua empresa está preparada para ter acesso a tecnologia utilizada por empresas como GPA, Magnesita, BurgerKing, Iguatemi, entre outras grandes corporações.

Software de acompanhamento de KPIs de Performance

Quanto maior uma companhia se torna, mais complexo fica acompanhar de perto o desempenho das pessoas e processos. O tamanho da empresa pode se referir, inclusive, a uma complexidade geográfica, ou seja, presença em várias partes do país ou do mundo, o que tende a dificultar o fluxo de informações entre as unidades. Esses dois fatores vão gerar, muito provavelmente, a necessidade de um software de acompanhamento de indicadores.

Um sistema bem desenhado deve possibilitar ao gestor o desdobramento das metas, a medição da performance da organização por meio dos desempenhos das pessoas, associada a ferramentas de gestão responsivas, como o PDCA, que serve para identificar problemas, analisar suas causas e propor soluções de forma aplicada.

Perspicaz acompanhamento de indicadores financeiros

A gestão orçamentária é essencial para a entrega de resultados consistentes e previsíveis. Um software de acompanhamento de KPIs financeiros possibilita a médias e grandes empresas terem visões gerais dos resultados financeiros da empresa, das unidades de negócio ou por categorias de produtos e serviços segmentados.

Um software de acompanhamento de KPIs financeiros deve possibilitar que a empresa identifique onde ela apresenta alto ou baixo desempenho, ao mesmo tempo em que fornece mecanismos para propor ações e verificar os posteriores resultados obtidos.

Entretanto, para ambos tipos de acompanhamento de indicadores, é necessário que a alta administração da empresa entenda claramente o que é performance, indicadores, KPIs, ou seja, que conheça reais ferramentas de gestão.

“Processos fracos não sustentam um software forte. É necessário que as empresas tenham em sua cultura o processo de desdobramento e acompanhamento dos objetivos bem consolidado.” Athila Machado, sócio-fundador da Mereo

 

 

Assim, tanto um serviço consultivo quanto a aplicação de um software de gestão de KPIs permitirão que sua empresa alcance os melhores resultados.

Software para a Gestão estratégica de Pessoas

Tornar uma empresa sustentável requer também o desenvolvimento dos colaboradores. Com o mercado de trabalho muito disputado, o desenvolvimento de talentos e líderes, bem como a criação de planos de sucessão e de retenção, são fundamentais para o futuro das organizações.

Para isso, um time de alto desempenho precisa sempre da medição de parâmetros do que é entregue e como foi obtido, além dos fatores que vão proporcionar elevado nível de entrega ao longo do tempo. Portanto, a empresa deve proporcionar aos gestores ferramentas capazes de identificar gaps nas pessoas, bem como promover planos de ações sobre as deficiências a serem superadas.

“Manipular uma gama vasta de dados para entender o desempenho das pessoas e como elas adicionam valor ao negócio é bem trabalhoso se as empresas não contarem com a tecnologia adequada. O software deve permitir que sejam avaliadas as competências, tais como habilidades, comportamentos e conhecimentos, bem como as entregas e a capacidade de adaptação das pessoas em cenários inéditos. Entender essas características das pessoas é fundamental para gerenciar a performance das organizações, assim como prepará-las para o futuro.” Ivan Cruz, sócio-fundador da Mereo.

 

A Gestão de Talentos deve avaliar a performance, que são as metas entregues, e as competências do colaborador. Com isso, a empresa vai investir na pessoa certa: quem entrega os resultados esperados pela companhia e é aderente à cultura e visão da empresa. De modo integrado, um bom software de RH deve possibilitar a modelação de um plano sobre o papel e o lugar desse colaborador no futuro, com definição de planos de sucessão entre os funcionários.

Sistemas facilitadores da apuração de Remuneração Variável

 “Vejo muitas empresas desenharem programas formidáveis de Remuneração Variável atrelados a metas. Pensam em todos os detalhes e regras, até redigem cartilhas explicativas sobre o programa para seus funcionários, mas, na hora da operacionalização, ainda utilizam uma planilha​ recheada de fórmulas complexas e amarrações, fazendo com que o processo de apuração dos valores da remuneração seja bastante trabalhoso, demorado e frágil.” Marconi Rocha, sócio-fundador da Mereo

Na prática, programas de Remuneração Variável (RV) contendo mais de 10 elegíveis já deveriam ser calculados em ferramentas de gestão apropriadas, específicas para isso. Com o uso de uma software de acompanhamento online, o programa de RV será todo parametrizado dentro da própria ferramenta, uma única vez!

Com esse sistema, possibilita-se ao colaborador a simulação dos seus cálculos no decorrer do ano e a verificação para onde a remuneração está seguindo, baseado na evolução de suas metas, o que gera transparência para o processo.

Para a empresa, cada novo ciclo e novos parâmetros podem ser alterados com facilidade, fator que promove versatilidade e praticidade. Além disso, toda a base histórica estará ali para estatísticas e averiguações, a qualquer momento, acessíveis de qualquer lugar, protegidas e criptografadas.

Se sua empresa ainda utiliza planilhas para a apuração de Remuneração Variável, pergunte ao time responsável pela apuração como é o processo. Você será imediatamente convencido da necessidade de se utilizar um software de acompanhamento profissional. O ganho no processo será imenso: em tempo, custo, transparência e qualidade.

Softwares de gerenciamento de KPIs sozinhos não são suficientes

Antes mesmo da adoção de um completo software de acompanhamento de KPIs e competências, a empresa precisa saber que é por meio de uma gestão e processos de qualidade que vai alcançar seus melhores resultados, seja no curto ou longo prazo.

As pessoas podem até ser o fator chave para entrega de resultados, porém é preciso investir em processos de gestão: o que medir, como medir e verificar nos seus gestores a necessidade dessas ferramentas.

Independentemente da idade da empresa, a melhor utilização de um software de acompanhamento de KPIs ocorre com processos de gestão fortes e bem estabelecidos. A implementação da plataforma de gestão vai gerar o dinamismo necessário à rotina de gerenciamento e às estratégias da empresa.

Se você identificou na sua gestão qualquer um desses aspectos, já está na hora de aderir a software de acompanhamento de KPIs e competências e a Mereo tem uma das melhores soluções do mercado: a Plataforma Mereo. Na ausência da cultura de fortes processos de gestão, você também pode recorrer à Consultoria Mereo para a promoção de uma gestão estratégica.

Next Post

Related Posts

Share

LinkedIn Whatsapp

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Keep updated!

Get our news