Feedback contínuo: o que é, importância e como implementar

Avatar photo Rebeca Rohr | 26 de abril de 2023

O feedback contínuo é uma prática fundamental em qualquer processo que demanda aprendizado, e no ambiente organizacional não é diferente.

feedback contínuo

Receber feedback continuamento ajuda as pessoas a identificarem pontos fortes e áreas que precisam de mais atenção, além de permitir ajustes e melhorias constantes.

Seja em relação a entregas ou comportamentos, o feedback contínuo é um grande propulsor para construir times de alta performance

Por isso, no artigo de hoje você entenderá o que é feedback contínuo, qual a sua importância e como implementar de forma eficaz na sua empresa.

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que é feedback contínuo?
  • Diferenças entre feedback pontual e feedback contínuo
  • A importância do feedback contínuo
  • 5 passos para implementar o feedback contínuo na sua empresa

O que é feedback contínuo? 

O feedback contínuo é um tipo de feedback que envolve fornecer e receber retornos de modo regular e consistente sobre a performance das pessoas da empresa.

É uma prática que, de acordo com a realidade da organização, pode ser realizada sempre que necessário ou com frequência determinada com intervalos curtos de tempo.

O principal objetivo desse modelo de feedback é possibilitar que melhorias sejam feitas de forma ágil para corrigir desvios de rotas rapidamente. Assim, evita-se que os problemas se tornem maiores e que cheguem a causar uma crise interna ou até prejudicar o alcance das metas e objetivos organizacionais.

Em resumo, o feedback contínuo é a melhor forma de criar uma cultura de feedbacks na sua empresa para ter times colaborativos em constante aprimoramento.

feedback

Diferenças entre feedback pontual e feedback contínuo

O feedback pontual, tradicionalmente aplicado nas empresas, é normalmente dado e recebido em momentos específicos e com períodos mais espaçados, como por exemplo após uma avaliação de desempenho, que geralmente ocorre semestralmente.

Esse modelo de feedback pode até ser eficiente em identificar os pontos fortes e de melhoria naquele momento específico, mas é limitado em fornecer informações para melhoria contínua.

Isso porque muita coisa pode acontecer em seis meses e, quando o feedback só é feito no fim desse período, corre-se o risco de deixar passar algum detalhe importante ou até de perder o timing para apontar e corrigir um possível desvio de execução ou conduta.

Já o feedback contínuo permite que os retornos sejam dados em tempo real, o que ajuda a diminuir ou até extinguir a distância do ocorrido, garantindo que todo ponto de atenção seja sinalizado e resolvido rapidamente para que a melhoria seja praticamente instantânea.

Mas não só isso, fornecer feedbacks constantemente também é uma forma de reconhecer os colaboradores continuamente por suas ótimas entregas e estimular o engajamento no dia a dia.

A importância do feedback contínuo

Sem dúvidas, criar uma cultura de feedbacks contínuos é fundamental para melhorar a performance da empresa como um todo e potencializar o crescimento do negócio.

Em primeiro lugar porque o feedback contínuo dá a oportunidade de identificar problemas em tempo hábil para ajustar rapidamente o caminho e evitar que se tornem maiores. Isso pode levar a uma economia de tempo, energia e recursos e aumentar as chances de sucesso.

Além de que dar feedbacks continuamente ajuda a eliminar os lapsos de memória por distância temporal e a tornar o processo mais rotineiro, minimizando a tensão que esse momento pode proporcionar.

Ter esse processo contínuo também garante que as pessoas não trabalhem às cegas, já que recebem frequentemente tanto reconhecimento por seu ótimo desempenho quanto alertas para os pontos de melhoria.

Assim, têm motivação para fazer entregas cada vez melhores e ainda conseguem identificar em que precisam se desenvolver, o que resulta no aumento da produtividade, da eficiência e da qualidade do trabalho.

Tudo isso promove o desenvolvimento contínuo, facilita a comunicação transparente, cria o sentimento de colaboração dentro dos times e melhora a relação entre liderança e colaborador, o que impacta positivamente no clima organizacional.

Em resumo, o feedback contínuo oferece benefícios como:

  • Aumento da motivação;
  • Fortalecimento do engajamento;
  • Alto desempenho;
  • Desenvolvimento contínuo;
  • Comunicação transparente;
  • Cultura colaborativa;
  • Melhora nos relacionamentos;
  • Bom clima organizacional. 

5 passos para implementar o feedback contínuo na sua empresa

De fato, o feedback é uma ferramenta valiosa para as empresas que almejam o sucesso, mas implementá-lo pode ser um desafio. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo:

1-   Incentive a troca de feedbacks entre todas as pessoas

É mais comum os feedbacks serem dados das lideranças para seus colaboradores, mas quando esse retorno é unilateral, há uma grande perda de oportunidade de promover a colaboração e crescimento mútuo.

Por esse motivo, para implementar uma cultura de feedbacks contínuos mais eficiente, possibilite que eles sejam trocados entre todas as pessoas da empresa, seja de líder para colaborador, colaborador para líder e colaborador para colaborador.

Certamente, isso torna o processo mais dinâmico com diferentes pontos de vista e fornece uma visão mais ampla e completa do desempenho de cada pessoa.

2-   Crie uma cultura de abertura e transparência

A comunicação aberta e transparente faz parte da sua cultura organizacional? Quando as pessoas estão inseridas em um ambiente acolhedor e que é aberto para escutar o que elas têm a dizer, se sentem confortáveis em dar e receber feedbacks.

Você pode reforçar essa cultura por meio de treinamentos para lideranças e colaboradores sobre o objetivo dos feedbacks e como dar feedbacks claros, embasados, assertivos e gentis.

3-   Garanta a clareza nas metas e competências essenciais

É importante que as metas e as competências requeridas dentro da organização estejam claras para todas as pessoas. Desse modo, têm embasamento para dar um feedback construtivo orientado para o desenvolvimento e melhoria no desempenho.

4-   Defina uma rotina de feedbacks

Crie uma cultura que incentive a troca livre de feedbacks a qualquer momento, mas não deixe de estabelecer uma rotina para que eles aconteçam.

Isto é, para garantir que todos estejam realmente recebendo feedbacks regularmente, crie um ritual fixo de feedbacks com intervalos curtos, por exemplo semanais ou quinzenais. Isso evita que o feedback contínuo seja apenas um ideal que não é realmente aplicado no dia a dia.

5-   Conte com ferramentas de feedbacks

A tecnologia chegou para facilitar e otimizar processos, e o mesmo acontece com o feedback.

Com uma solução de Feedback como a nossa, você oferece um canal de comunicação aberto para os times e ainda acompanha todas as interações pela plataforma.

No módulo Feedback da Mereo, os colaboradores têm um espaço aberto e seguro para redigir um comentário de feedback positivo ou de melhoria a qualquer momento para qualquer pessoa, que recebe via Slack, Microsoft Teams, e-mail ou SMS.

Dentro da plataforma, a empresa consegue ver a evolução da troca de feedbacks na equipe em tempo real e ainda visualiza um ranking das pessoas que mais enviaram e mais receberam feedbacks.

Tudo isso para simplificar e estimular a troca de feedback dentro da sua empresa e promover o desenvolvimento contínuo. Quero solicitar a minha demonstração grátis do módulo de Feedbacks!

feedback

Conclusão 

Em suma, ao implementar uma cultura de feedback contínuo, as organizações podem criar um ambiente de aprendizado contínuo e de desenvolvimento pessoal e profissional.

Com a prática constante e regular do feedback, é possível garantir que as pessoas recebam o apoio necessário para melhorar seu desempenho e, com efeito, os resultados da empresa como um todo para alcançar a alta performance.

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.