Gestão estratégica de pessoas: o que é e como implementar

Ana Lima | 2 de março de 2023

A gestão estratégica de pessoas é compreendida como a solução aos desafios enfrentados nas organizações. Ela é essencial para viabilizar os processos e demandas para alcançar os objetivos estabelecidos para o crescimento profissional de todos os colaboradores.

Gestão estratégica de pessoas

O trabalho da gestão estratégica de pessoas é realizado tanto pelo profissional de RH e pelos líderes que compõe o ambiente organizacional. Alguns pilares são essenciais para que esse trabalho seja efetuado com sucesso.

Para saber mais sobre esse conceito e como implementá-lo na empresa, continue lendo o artigo.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é gestão estratégica de pessoas?
  • Como surgiu a Gestão Estratégica de Pessoas como concepção empresarial?
  • Como implantar a Gestão Estratégica de Pessoas nas organizações?
  • Importância e vantagens da Gestão Estratégica de Pessoas
  • Os 11 pilares para começar a colocar em prática a gestão estratégica de pessoas na sua empresa
  • A liderança e a visão do RH na gestão estratégica de pessoas

O que é gestão estratégica de pessoas?

A gestão estratégica de pessoas significa viabilizar e alinhar os interesses dos colaboradores com os da organização.

Isso quer dizer que o conceito de gestão estratégica de pessoas é definido por desenvolver e reter talentos, entender as necessidades profissionais e a administração da organização, adotando novas medidas para que todas as metas sejam cumpridas.

O ambiente corporativo sofre constantemente alterações na gestão de pessoas por consequência das mudanças no estilo de vida da sociedade.

Foi pensando nisso que o setor de recursos humanos desenvolveu a Gestão Estratégica de Pessoas, que incorpora essa transformação do mercado de trabalho em um pensamento sistêmico, do qual cada colaborador tem importância na estratégia para um crescimento em conjunto com a empresa.

Grande parte do modelo atual de trabalho é estabelecido pela identificação dos colaboradores com a empresa, onde os profissionais veem a oportunidade de desenvolver suas habilidades dentro de um ambiente organizacional que possui valores parecidos com os seus ideais.

Com a gestão estratégica de pessoas, esse modelo de trabalho é colocado prática, justamente por ter o objetivo de buscar profissionais com características similares a da empresa, estabelecendo maior conexão com a equipe, a satisfação no trabalho e consequentemente elevando o crescimento da empresa.

Como surgiu a Gestão Estratégica de Pessoas como concepção empresarial?

A concepção da relação de colaborador e empresa tem se tornado cada vez mais humana, com a visão ativa na importância de cada colaborador dentro da organização, mudando os critérios para contratações.

Foi por conta disso que a gestão estratégica de pessoas se desenvolveu, por esse método facilitar a identificação de melhorias da produtividade e a qualidade das tarefas no âmbito empresarial.

A gestão estratégica de pessoas surgiu como diferencial competitivo, trazendo soluções como o engajamento de pessoas, estabelecendo pesquisas para conhecer melhor os profissionais, elevando a motivação de equipe e promovendo a cultura organizacional.

pesquisa de clima

Nos últimos anos, o RH passou a ter um papel muito mais estratégico nas empresas, auxiliando no desenvolvimento de todos os talentos e do capital humano.

Essa estratégia é indispensável para as empresas não terem problemas futuros, como a falta de planejamento de sucessão e plano de carreira, que são formas de reter seus profissionais qualificados através de ações de treinamentos e promoções.

Como implantar a Gestão Estratégica de Pessoas nas organizações?

A gestão estratégica de pessoas é o trabalho desempenhado pelos líderes que estabelecem um conjunto de ações, envolvendo desde o processo de recrutamento e seleção dos novos colaboradores até a retenção deles.

Após a contratação, são estabelecidos os treinamentos e desenvolvimentos, como forma de ampliar suas habilidades e competências técnicas. Definindo esses processos, a empresa deve continuar com a gestão estratégica de proporcionar segurança, benefícios, saúde e motivação para manter a equipe engajada e obter resultados positivos.

Uma outra forma de implementar a gestão estratégica de pessoas na organização é por meio de práticas de comunicação interna e endomarketing. Essas ações têm o objetivo de ajudar as empresas atingirem suas metas, para manter sua equipe comprometida e motivada, elevando a cultura organizacional na gestão de pessoas.

Importância e vantagens da Gestão Estratégica de Pessoas

Realizar a gestão estratégica de pessoas garante a vantagem competitiva, obtém resultados positivos nos processos e facilita o atingimento de metas.

A importância da gestão estratégica de pessoas nas organizações é definida no aumento de produtividade e diminuição do burnout entre os profissionais. Quando se tem compreensão sobre o ciclo do colaborador, a satisfação profissional é atingida com sucesso para todos da empresa.

Outra vantagem para começar agora a realizar a gestão estratégica de pessoas na sua organização é por ela estabelecer um ambiente que os colaboradores se sentem seguros em demonstrar como se sentem, suas expectativas com a organização e quais ações podem ser feitas, após o feedback, para elevar a busca pelos seus objetivos profissionais dentro da empresa.

Esse conjunto de boas práticas organizacionais devem ser sempre baseados na Missão, Visão e Valores da empresa. Dessa forma, é possível obter o benefício da atração de talentos por meio dessas atitudes da gestão estratégica de pessoas.

Criar uma estratégia de motivação da equipe, estabelecer treinamentos de qualificação, fazer avaliações para futuras promoções e desenvolver projetos de bonificações são outras ótimas vantagens da gestão estratégica de pessoas, por reter seus talentos e gerar um ambiente agradável para os colaboradores.

Os 11 pilares para colocar em prática a gestão estratégica de pessoas na sua empresa

Confira abaixo os 11 pilares para implementar a gestão de pessoas na sua empresa.

1. Estabelecer o Plano de Carreira para seus colaboradores

O plano de carreira é quando a empresa fornece um caminho profissional para cada colaborador. Dessa forma, suas competências serão determinadas em uma posição hierárquica dentro da organização.

Essas expectativas são alinhadas entre líderes e profissionais para que suas habilidades sejam desenvolvidas no intuito de alcançar futuramente outros cargos na organização.

O plano de carreira proporciona uma maior motivação dos colaboradores em relação a empresa, criando uma expectativa de reter talentos que querem se desenvolver em sua profissão.

2. Utilizar softwares para gestão de pessoas

Utilizar um software para acompanhar o desempenho de seus colaboradores é essencial para manter a gestão estratégica de pessoas. Os processos se tornam automatizados, desde a gestão de tarefas até no andamento das demandas, fazendo com que a sobrecarga de atividades na rotina de trabalho seja bem menor.

Uma outra vantagem para começar agora a usar ferramentas de gestão de pessoas é sua agilidade para lidar com os diversos tipos de trabalho realizados na organização, elevando a produtividade de toda a equipe, otimizando a rotina de trabalho, organizando informações e até mesmo a gestão das atividades.

3. Realizar treinamento e desenvolvimento individual da equipe

Cada profissional deve ter sua função estratégica dentro da organização, após essa definição é necessário elevar seus conhecimentos e competências com treinamentos, desenvolvendo um aprendizado que potencializa a execução de suas atividades e também seu caminho profissional dentro da corporação.

Os objetivos para planejar os treinamentos devem ser baseados nas metas que devem ser alcançadas, partindo da necessidade de melhorar os pontos fracos e fortalecer os pontos fortes, com o intuito de obter resultados e crescimento profissional.

4. Manter o engajamento de pessoas na organização

Engajar as pessoas é uma tarefa crucial na gestão estratégica de pessoas, os líderes devem saber como motivar sua equipe e manter os colaboradores proativos com suas atividades.

Isso significa engajar os colaboradores com suas atividades e com a empresa em si, ou seja, são colaboradores que se sentem parte do time, motivados e que ajudam a empresa a alcançar os melhores resultados.

Para engajar pode ser realizado uma pesquisa de pulso ou a pesquisa de clima, mas o importante aqui é que essa pessoa esteja engajada em sua função, não como forma de ganhar alguma recompensa ou bonificação atingindo as metas.

5. Aplicar o Planejamento de Sucessão

O plano de sucessão é bem parecido com o plano de carreira, mas no planejamento de sucessão é a forma de moldar o futuro dos talentos dentro da empresa, unindo as orientações dos líderes para os colaboradores com seu desenvolvimento profissional durante sua trajetória na organização.

No planejamento de sucesso é mapeado todo o caminho da carreira, seja identificando as competências, estabelecendo os treinamentos necessários para elevar sua performance e utilizar as informações dos resultados de forma estratégica na hora de receber uma promoção pelo potencial de cada colaborador. 

6. Fazer a Avaliação de Potencial

Esse método de gestão estratégica de pessoas faz uma avaliação das capacidades e habilidades de todos os colaboradores para ser desenvolvido o autoconhecimento no campo profissional.

Nela, é possível reconhecer os traços de personalidade, as fraquezas e pontos fortes, desenvolver as soft skills e melhorias no comportamento dentro da organização, como processos de Learning Agility, OMNI Learning e o mundo VUCA.

Portanto, realizar a avaliação de potencial é imprescindível para que os líderes tenham conhecimento sobre todas as habilidades de seus colaboradores, sabendo as melhores formas de reter talentos, identificar os melhores perfis para promoções de cargos e aumentar a produtividade de todos dentro da empresa.

7. Avaliação de risco

Esse processo mapeia e mensura possíveis problemas ou oportunidades que possam acontecer na organização, diminuindo potenciais incertezas que acontecem durante a gestão estratégica de pessoas.

A avaliação de riscos desenvolve um planejamento com o objetivo de ter maior estabilidade para as metas organizacionais sejam cumpridas de forma eficiente e sem imprevistos.

Todo processo corporativo deve incluir a avaliação de risco como forma de proporcionar melhorias e direcionar a tomada de decisão dentro da empresa.

8. Desenvolver a Cultura organizacional

A cultura organizacional é formada por um conjunto de hábitos, valores, atitudes e outras características que são compartilhadas por todo grupo de pessoas que compõem um ambiente corporativo para melhorar a tomada de decisões.

O objetivo da cultura organizacional é alinhar a forma de pensar e agir dos colaboradores para com a organização. Ou seja, são um conjunto de normas que representam o comportamento de todos os profissionais e promovem vantagens competitivas.

9. Comunicação eficiente

Não adianta nada ter todo o trabalho de executar as estratégias para melhorar a gestão de pessoas e ter uma comunicação ineficiente com sua equipe, certo?

Por isso, é necessário que os líderes saibam estabelecer uma comunicação simples e objetiva, de uma forma que todos os colaboradores entendam o que foi transmitido, sem dificuldades de compreender a informação passada.

Estabelecer uma cultura de feedbacks, ter uma liderança aberta ao diálogo, estar disposto a ajudar os colaboradores é fundamental para que a comunicação seja eficiente durante a rotina de trabalho.

Essa comunicação deve ser sempre em forma de diálogo, permitindo que todos da equipe possam dar sua opinião e se sintam incluídos na organização.

10. Motivar o trabalho em equipe

Incentivar o trabalho em equipe dentro da empresa é fundamental para que a gestão estratégica de pessoas possa ser implantada corretamente, porque ele une todos os pilares e promove a conexão do time.

O trabalho em equipe ajuda a manter os objetivos e metas alinhados, já que as atividades organizacionais sempre se intercalam e promove sinergia para que os resultados alcançados sejam sempre positivos.

A proposta do trabalho em equipe é fazer com que os colaboradores entendam a importância do processo como um todo, implementando discussões saudáveis para desenvolver ideias de melhorias e inovação para resolver problemas dentro da organização.

11. Metas alcançáveis

Para que toda a sua estratégia seja aplicada corretamente em seus colaboradores, é importante ter em mente que as metas devem ser estabelecidas de forma que os colaboradores consigam alcançar.

De nada vale executar todos os outros pilares e esquecer de propor metas que não são compatíveis com o cenário atual da sua corporação e seus colaboradores.

Como líder, entenda as limitações e competências de cada um na sua equipe, planejando o caminho certo individualmente para serem incluídas na rotina de trabalho. Assim, a sua gestão estratégica de pessoas será um sucesso!

A liderança e a visão do RH na gestão estratégica de pessoas

A liderança tem o papel mais ativo na gestão estratégica de pessoas, seja por meio de softwares ou ferramentas para gestão de pessoas, que auxiliam no progresso da corporação. Enquanto algumas tarefas ficam automatizadas, outras ficam ainda mais humanizadas, como a parte de engajar, motivar e comprometer a equipe para alcançar todas as metas e resultados.

É necessário ter essa visão do RH para construir profissionais motivados em suas atividades, assim como a elevação da produtividade, reconhecendo os esforços de todos os colaboradores, influenciando a equipe de forma positiva, seja na hora de passar alguma demanda ou na hora de dar algum feedback.

Saber o momento certo para estimular desafios, recompensar funcionários, a forma certa para delegar tarefas, estruturar, estimular o desenvolvimento e capacitação da equipe são outros métodos que um profissional de recursos humanos deve ter para aplicar com eficiência a gestão estratégica de pessoas.

Conclusão

Como deu para perceber ao longo desse artigo, utilizar a gestão estratégica de pessoas é indispensável para obter resultados positivos nas organizações.

Desenvolver essa solução na empresa fornece muito mais do que um diferencial competitivo, com a gestão estratégica de pessoas os benefícios impactam de todas as formas, desde o engajamento das pessoas colaboradoras até os resultados finais da organização.

Aplicar corretamente essa estratégia de gestão faz com que as metas e objetivos sejam executadas da melhor forma para a saúde da empresa.

Enfim, a gestão estratégica de pessoas muda completamente a forma de agir na empresa, estabelecendo conexões de liderança mais ativas, profissionais focados em estratégias de potencial e motivação para obter resultados, seja durante o home office ou em qualquer outro ambiente organizacional.

Nós da Mereo esperamos que você tenha aprendido tudo sobre Gestão Estratégica de Pessoas e comece a aprofundar seus conhecimentos, tornando sua liderança ainda mais assertiva. E caso tenha interesse em potencializar a Gestão de Talentos dos seus colaboradores, solicite uma demonstração da nossa plataforma!

pesquisa de clima

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.