10 indicadores de desempenho essenciais para a organização 

Avatar photo Beatriz Estima | 13 de outubro de 2023

Os indicadores de desempenho são uma medida de referência que ajudam as organizações a alcançarem suas metas. Muito mais do que apenas criar objetivos e resultados ideais, os indicadores são como a bússola que norteia as ações de uma empresa.

indicadores de desempenho

Veja bem, sabe quando você não tem certeza se os objetivos que criou no planejamento estratégico estão te levando para o caminho certo? É para isso que servem os indicadores de desempenho!  

Dentro de uma organização, eles têm o papel de conduzir as ações e os objetivos específicos no caminho do sucesso, além de auxiliar no acompanhamento da performance das equipes.  

Entenda melhor sobre como funciona e quais são os principais indicadores de desempenho utilizados no mercado. 

Neste conteúdo você encontra: 

  • O que são indicadores de desempenho; 
  • Qual a importância dos indicadores de desempenho organizacional; 
  • OKR’s como indicadores de desempenho; 
  • 10 indicadores de desempenho mais usados nas empresas; 
  • Como definir os indicadores de desempenho. 
gestão de metas para indicadores de desempenho

O que são os indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho são uma medida de referência para analisar os resultados de um negócio a partir de ações da performance das equipes.  

No entanto, eles não são exclusivos para acompanhar os lucros e vendas. Os indicadores também servem para avaliar a gestão, mensurando os erros e acertos de uma organização.  Isso porque o seu grande objetivo é medir a qualidade e servir de auxílio para o planejamento estratégico.  

Contudo, quando pensamos em indicadores de desempenho é comum imaginarmos métricas rígidas e difíceis de serem analisadas. Mas a realidade é bastante diferente.  

Eles são dados que fazem sentido para seu negócio e fáceis de serem examinados. Além disso, os indicadores não podem ser métricas abstratas e fora da realidade da sua empresa.   

Para que funcionem de verdade, os indicadores de desempenho precisam ter algumas características específicas, tais como: 

  • Serem mensuráveis e objetivos; 
  • Serem verificáveis; 
  • Terem um valor agregado; 
  • Terem um consenso em cima do seu objetivo. 

A importância dos indicadores de desempenho

Quando a organização não tem projetos e metas bem conduzidas, fica cada vez mais fácil se perder na jornada estratégica. É por conta disso que os indicadores de desempenho são tão importantes; eles ajudam a conduzir processos mais claros e objetivos, além de auxiliar na tomada de decisões.  

Na prática, os indicadores são essenciais para que sua empresa se baseie em dados a fim de determinar a eficiência das ações. Assim, você consegue identificar os gaps dentro da estratégia que não favorecem o crescimento da empresa. 

Por exemplo, digamos que uma organização está com problemas na gestão de pessoas e lideranças. Isso fez com que a saída voluntária de colaboradores aumentasse consideravelmente no último trimestre. 

Percebe-se isso devido à análise do indicador de turnover que aumentou exponencialmente. Para entender o porquê isso aconteceu, a empresa relembrou que no planejamento anterior houve uma redução nos investimentos para recrutamento, seleção e capacitação de líderes.  

Nesse caso, só se conseguiu entender as causas e fazer um plano de ação depois de analisar o indicador certo e investigar as razões.  

Identificar e diagnosticar os casos de gaps e problemas dentro da estratégia é um dos grandes benefícios quando se tem o acompanhamento correto dos indicadores de desempenho.  

OKR’s como indicadores de desempenho 

Dentro dos indicadores de desempenho temos o OKR, a sigla em inglês para Objetivos e Resultados-chave. Seu propósito é auxiliar na definição e no desdobramento de metas, como uma metodologia simples de alinhamento e engajamento em torno dessas metas. 

Veja bem, enquanto os indicadores-chave podem ser generalistas, os OKR’s são os objetivos e resultados específicos para cada ação, permitindo a fluidez e agilidade nos processos de gestão.   

Além disso, os OKR’s são mais usados quando se quer priorizar a inovação e criar objetivos mais ambiciosos, já que essa metodologia permite espaço para erros e correção de rota.  

Os OKR’s sãos definidos por cada time, de forma horizontal, de acordo com os indicadores de desempenho principais. Vamos a um exemplo prático: 

Digamos que sua empresa marcou como indicador de desempenho dos setores o aumento em 37% da produtividade. Os OKR’s serão todas as ações mensuráveis que cada time fará para alcançar o resultado principal, que nesse caso é o aumento da produtividade. 

Como implementar a metodologia de OKR 

Para implementar o ORK no processo de elaboração de indicadores de desempenho, você precisa seguir os seguintes passos: 

  • Compreender qual é o cenário da sua empresa atualmente; 
  • Definir o tempo de duração do OKR; 
  • Os gestores devem se reunir para definir os objetivos macro; 
  • Os gestores comunicam aos líderes os objetivos; 
  • Os líderes se comunicam com a equipe e eles discutem a melhor maneira de alcançar essa meta dentro de um determinado período; 
  • Todos se reúnem e os líderes apresentam os projetos que serão desenvolvidos. 

Dessa forma, a metodologia de OKR é uma tendência que ajuda o seu time a aumentar a motivação para conquistar as metas, já que as ações vão partir dos próprios colaboradores. 

Para entender como promover essa metodologia dentro da realidade da sua empresa de forma automática e desburocratizada, conheça o módulo de OKR da Mereo.  

Impulsione o crescimento da sua empresa com OKR

10 indicadores de desempenho mais usados nas empresas 

Agora que você já compreendeu o que é e para que serve os indicadores de desempenho, entenda aqueles mais utilizados no mercado e como você poderá encaixá-los na estratégia da sua organização. 

Lucratividade 

A lucratividade é um dos indicadores mais conhecidos no mundo corporativo. Embora ele seja muito mais comum nos setores financeiros, é importante os colaboradores terem uma visão geral desse indicador. 

Geralmente, ele é calculado dividindo o lucro líquido pela receita total da empresa em um determinado período. Mas a mensuração pode ser feita de diversas maneiras, seja percentual, nominal, pelo cálculo do lucro operacional etc. 

Esse indicador permite identificar o crescimento ou declínio da empresa, por isso, é um ponto essencial para medir a evolução das suas estratégias tanto de vendas quanto de gestão. 

Produtividade

O indicador de produtividade mensura o quanto a organização está evoluindo na quantidade de entregas. Quando há baixa produtividade em uma determinada área ou equipe, é um sinal de alerta para os gestores ou RH procurarem entender o que está acontecendo.  

Até porque uma produtividade aquém do esperado pode ser um sintoma de um colaborador desmotivado, de falta de recursos suficientes para realizar o trabalho ou até mesmo de problemas internos com a gestão.  

Para calcular a produtividade a regra é: quantidade de produtos ou serviços produzidos dividido pela quantidade de recursos utilizados. E, em recursos entram tanto materiais de produção quanto capital humano. 

Acompanhar esse indicador de desempenho é fundamental para diagnosticar as falhas que precisam ser tratadas para o crescimento em conjunto da empresa.  

Qualidade

A qualidade se refere a qualquer não-conformidade da entrega das demandas, produto ou serviços realizados. Esse indicador equivale bastante à nota de NPS (Net Promoter Score), métrica que avalia a satisfação dos clientes. 

O objetivo principal desse indicador de desempenho é entender o que deve ser aprimorado durante o processo. Por exemplo, em uma empresa de tecnologia foi identificado que uma das maiores queixas dos clientes está no atendimento de suporte.  

Ao analisar o indicador de qualidade, percebe-se que é preciso fornecer treinamentos aos colaboradores para melhorar o suporte ao cliente.  

Estratégia 

O indicador de estratégia ajuda a fornecer um caminho de como a empresa deve estar para alcançar os objetivos criados anteriormente. 

Esse indicador de desempenho é o que ajuda a rever o planejamento geral da organização. Nesse contexto, é necessário identificar se as ações idealizadas estão sendo cumpridas como esperado.  

Ele auxilia a liderança e o RH a entenderem como os colaboradores em conjunto podem colocar em prática os objetivos definidos para o ano. 

Eficiência 

Aliado à estratégia, temos o indicador de eficiência. A eficiência diz respeito à forma como os colaboradores conseguem alcançar as metas atribuídas. Ela está muito mais relacionada com o modus operandi do que com o resultado final. 

Ou seja, para analisar esse indicador é preciso observar se a meta foi cumprida antes, durante ou depois do prazo pré-estabelecido. Ou até mesmo a quantidade de erros que aconteceram dentro da operação para alcançar o objetivo.  

Acompanhar esse indicador de desempenho é importante para entender quais gastos financeiro, de tempo e de capital humano foram utilizados durante todo o processo. 

Custos fixos 

Os custos fixos estão bastante relacionados com a lucratividade e a rentabilidade da organização. Esse indicador acaba sendo de interesse maior do setor financeiro, mas é importante acompanhá-lo para saber em qual área é interessante investir mais ou menos capital. 

No indicador de custos estão inclusos desde os gastos materiais, como água, luz, escritório físico e matéria-prima, até os custos de capital humano, como salários, férias, benefícios etc. 

Faturamento 

O indicador de faturamento de uma organização leva em conta o valor total que entrou no caixa da organização. Diferentemente do lucro, o faturamento é o número bruto, ou seja, o valor sem descontar os custos fixos, churn ou devoluções.  

Definir um período para acompanhar o faturamento é importante para verificar se a empresa está caminhando de acordo com o planejado. 

Competitividade 

Esse é o indicador de desempenho que mede como a organização se encontra em relação a seus concorrentes diretos e indiretos, chamado também de market share. Analisar a competitividade é interessante para saber o movimento de mercado e como sua empresa pode se beneficiar ou não disso. 

Por exemplo, 44% das empresas ofereceram mais programas de saúde mental e bem-estar aos colaboradores atuais e futuros, como um reflexo direto da pandemia.  

Sem acompanhar o movimento de mercado, ficaria difícil entender quais ações de employer branding seria importante desenvolver nesse caso. 

Crescimento em vendas

Para mensurar o crescimento em vendas é preciso saber a quantidade de vendas efetivas a partir da quantidade de oportunidades geradas para o negócio. Nesse indicador também podemos levar em conta duas taxas: a taxa de conversão e a taxa de sucesso. 

Enquanto a de conversão está relacionada à quantidade de clientes que entraram a partir de uma oportunidade nova, a taxa de sucesso equivale ao feedback positivo do cliente ao produto ou serviço ofertado.  

Turnover 

Por último, mas não menos importante, o turnover mede as admissões e demissões de uma organização em um determinado período. A quantidade de demissões, voluntárias ou não, aumenta o turnover e pode ser prejudicial para o clima organizacional e a produtividade das equipes. 

Ter esse indicador de desempenho presente é importante para identificar falhas no processo de seleção e recrutamento, além de ajudar a elaborar ações que promovem a retenção de talentos.  

Como definir os indicadores de desempenho

Existem ferramentas específicas para apoiar a geração de indicadores de desempenho, ajudando a realizar a medição e o acompanhamento do nível de performance da organização ou de um determinado processo. 

No entanto, não adianta escolher uma ferramenta sem antes fazer a definição de quais indicadores serão utilizados na sua empresa. Para apoiar essa decisão, você deve levar em consideração: 

Disponibilidade: entenda quais são os indicadores, quais deles fazem sentido para o seu modelo de negócio e garanta que sejam de fácil mensuração e análise.  

Importância: defina o foco principal da sua empresa. Se for vendas ou produção, por exemplo, você deve focar nesses pontos. Cuidado com as métricas de vaidade que não causam impacto direto no crescimento e valor da sua empresa. 

Relevância: é preciso que os indicadores sejam relevantes para seu negócio no momento em que estão sendo avaliados.  

Por exemplo, é sempre importante acompanhar as vendas e lucratividade de uma organização, mas existem momentos em que o indicador mais relevante será o de produtividade ou eficiência. Isso vai depender bastante do cenário do mercado e da estratégia da empresa. 

Periodicidade: os indicadores de desempenho devem permitir a extração de dados e o acompanhamento de um período determinado. Nesse cenário, o objetivo é manter uma gestão periódica efetiva, por isso, planeje a geração de indicadores na frequência adequada para que os resultados obtidos sejam coerentes.  

Conclusão 

Os indicadores de desempenho são fundamentais para entender se as estratégias e o planejamento de uma organização estão sendo efetivas.  

Tais indicadores não precisam, necessariamente, ser externos. Muitas vezes, eles são métricas relacionados à performance interna refletidos diretamente no crescimento da organização.  

Compreender, analisar e acompanhar os indicadores de desempenho corretos ao seu modelo de negócio é essencial para traçar planos de ação mais assertivos e caminhar para o sucesso da gestão e da organização. 

E, para que você se aprofunde ainda mais nos conceitos de indicadores de desempenho, saiba mais sobre OKR com um guia completo e aprenda como acompanhar os resultados-chave da sua empresa!  

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.