Remuneração variável: o que é e como implementar na sua empresa

Avatar photo Rebeca Rohr | 20 de abril de 2023

A remuneração variável (RV) é um programa de recompensas que fortalece o engajamento das pessoas e se destaca como um diferencial competitivo no contexto da corrida por talentos.

remuneração variável

A remuneração variável é uma estratégia amplamente utilizada para atrair e reter os melhores talentos, e tem se tornado ainda mais importante diante de um mercado cada dia mais competitivo.

Afinal, remuneração e bonificação ainda são fatores dominantes na decisão de uma pessoa aceitar uma vaga e permanecer na empresa. Mas não só isso, a remuneração variável também serve como um incentivo para aumentar a produtividade e performance do time.

Então se você quer ter todos os benefícios que a remuneração variável oferece, continue lendo e entenda tudo sobre o que é como implementá-la com sucesso na sua empresa.

Neste conteúdo você encontra:

  • O que é remuneração variável?
  • Quais são os benefícios da remuneração variável?
  • Tipos de remuneração variável
  • Diferença entre incentivos de curto e longo prazo
  • Como funciona a regulamentação da remuneração variável?
  • Passo a passo para implementar a remuneração variável
  • Como calcular a remuneração variável?

O que é remuneração variável?

A remuneração variável, também conhecida como remuneração flexível, é um programa de recompensa e bonificação que complementa o salário fixo e pode ser influenciada por diversos fatores, como o desempenho individual do colaborador ou coletivo da empresa toda.

Nesse tipo de remuneração, a recompensa financeira é diretamente proporcional aos resultados alcançados. Por isso, é uma forma de valorizar e reconhecer os colaboradores e um incentivo para que atinjam suas metas e alcancem a alta performance.

remuneração variável

Remuneração fixa x variável

A remuneração fixa se refere aos valores relacionados ao título de salário base, ou seja, é padronizada e possui toda a política de benefícios, como transporte, plano de saúde, auxílio alimentação etc. Ela está prevista no contrato de trabalho, seu pagamento é mensal e só sofre alterações devido a horas extras, faltas ou descontos da folha de pagamento

Por outro lado, a remuneração variável pode assumir diversas formas, como bônus, comissões, participação nos lucros e outros incentivos financeiros. Logo, complementa a remuneração fixa, mas nunca a substitui.

Os valores e períodos de pagamento da remuneração variável sofrem variações de acordo com as condições estabelecidas para cada pagamento, que podem ser feitos no curto, médio ou longo prazo.

Quais são os benefícios da remuneração variável?

A remuneração variável é adotada por organizações que acreditam no compartilhamento do sucesso entre empresa e pessoas para impulsionar ainda mais o crescimento do negócio.

Sem dúvidas, ela é uma ferramenta valiosa para reconhecer e valorizar os colaboradores pelos seus esforços, que sentem que têm um papel importante para os resultados do negócio.

Isso estimula a motivação e incentiva as pessoas a se tornarem casa vez mais produtivas e comprometidas em alcançar e superar suas metas, melhorando o desempenho da organização como um todo.

Além disso, colaboradores engajados tendem a permanecer na empresa e difundir a imagem da marca empregadora como um ótimo lugar para trabalhar, o que diminui a rotatividade e o absenteísmo, aumenta a atração e retenção de talentos e fortalece o employer branding.

Em resumo, os principais benefícios são:

  • Maior qualidade nas entregas;
  • Alcance da alta performance;
  • Atração e retenção de talentos;
  • Fortalecimento do employer branding;
  • Crescimento do negócio.

Outro ponto relevante é que alguns tipos de remuneração variável são isentos de impostos tanto para o negócio quanto para o colaborador, que recebe o valor integral sem descontos.

Tipos de remuneração variável  

Existem diversos tipos de remuneração variável que podem ser oferecidos pelas empresas para recompensar pelo bom desempenho. Vamos conhecer os principais tipos de e como funciona cada um:

Bônus

O bônus é uma quantia fornecida ao colaborador como um incentivo por ter atingido as metas, sejam elas individuais ou compartilhadas. Essa bonificação pode ser representada em múltiplos de salários e calculada conforme a meta alcançada.

Os bônus podem ser anuais, semestrais, trimestrais ou até mesmo mensais, dependendo da política de remuneração da empresa.

Comissão

A comissão é um tipo de remuneração variável muito comum em setores de venda de produtos ou serviços. As pessoas recebem uma porcentagem sobre as vendas realizadas, então quanto mais vendem, maior é a sua remuneração.

Participação nos lucros (PLR)

A PLR, ou Participação nos Lucros e Resultados, é um programa que divide os resultados obtidos pela empresa com os colaboradores, ou seja, uma parte do lucro da organização é distribuído. A PLR deve ser elegível para todos os membros da empresa e é válida de acordo com as condições estabelecidas pelo acordo coletivo.

Remuneração por desempenho 

A remuneração por desempenho recompensa os colaboradores por seu esforço e produtividade quando têm um bom desempenho. Os critérios variam de acordo com cada empresa, mas normalmente ela é baseada no alcance das metas em um determinado período.

Diferença entre incentivos de curto e longo prazo

Nos programas de RV existem incentivos de curto prazo (ICP) e os de longo prazo (ILP).

Os incentivos de curto prazo são recompensas imediatas, oferecidas em um período mais curto, geralmente mensal, semestral ou anual para estimular o aumento do engajamento e desempenho a curto prazo. Exemplos de incentivos de curto prazo incluem bônus e comissões.

Já os incentivos de longo prazo são recompensas oferecidas em um período mais estendido maior que um ano, geralmente entre três e cinco anos. Eles são voltados para o cumprimento de metas estratégicas e visam engajar e reter os talentos a longo prazo, como por exemplo os programas de participação nos lucros.

Como funciona a regulamentação da remuneração variável?

A remuneração variável está prevista no inciso XI do art.7 da Constituição Federal Brasileira e apenas exige a declaração dos valores na folha de pagamento.

Já a PLR especificamente é regulamentada pela Lei nº 10.101/2000, que estabelece critérios como:

  • o pagamento deve ser feito de forma proporcional aos resultados alcançados pelos colaboradores e pela empresa;
  • o pagamento da PLR não pode substituir ou integrar o salário;
  • a PLR deve ser negociada entre a empresa e os colaboradores, por meio de seus representantes legais;
  • deve ser estabelecido um programa anual de metas e resultados;
  • a remuneração variável não pode ser inferior a 5% do lucro líquido da empresa ou 5% do faturamento da área em que os colaboradores estão inseridos;
  • para que a PLR seja considerada isenta de impostos e contribuições, é necessário que a empresa observe as regras estabelecidas pela Receita Federal, dentre elas, a exigência de que o programa esteja previsto convenção coletiva e que a distribuição seja proporcional ao salário do colaborador.

É fundamental que a sua empresa esteja em conformidade com essas regras para evitar problemas trabalhistas e garantir um processo transparente e justo.

Passo a passo para implementar a remuneração variável

Para implementar a remuneração variável de forma adequada e transparente, é importante seguir o passo a passo abaixo:

1. Escolha o tipo de remuneração variável 

Antes de tudo, escolha qual tipo de remuneração variável será aplicada. É importante fazer uma análise de qual melhor se adequa aos objetivos da empresa e à cultura organizacional para efetivamente surtir o efeito desejado e estimular a motivação e alta performance das pessoas.

2. Defina as metas e critérios de avaliação 

Defina quais serão as metas que os colaboradores precisam atingir para receber a remuneração variável, bem como os critérios de avaliação.

Isso inclui metas quantitativas, como volume de vendas, ou qualitativas, como qualidade no atendimento ao cliente. Lembre-se de que essas metas precisam estar alinhadas com os objetivos organizacional e ser realistas e alcançáveis, mas desafiadoras.

3. Comunique a equipe

A implementação da remuneração variável deve ser comunicada de forma clara e transparente para o time. Explique detalhadamente como funciona o sistema, quais são as metas e critérios de avaliação e como serão feitos os cálculos e pagamentos.

4. Adote uma ferramenta 

Gerir e fazer cálculos de programas de remuneração variável manualmente pode ser um tanto quanto complexo, o que acaba exigindo muito tempo e energia do RH. Por isso, adotar uma ferramenta de torna todo processo mais eficiente.

No nosso módulo Remuneração Variável Mereo, você cria e faz a gestão do programa de RV da sua empresa de forma ágil, transparente e assertiva.

Com a nossa plataforma você consegue, em um só lugar, estruturar o programa de bonificação, acompanhar os resultados e fazer os pagamentos para evitar erros nos cálculos. Confira tudo que você encontra na nossa solução:

  • Parametrização: parametrize as regras da remuneração variável e reduza o tempo de processamento.
  • Gatilhos de aceleração: selecione quais serão os critérios que ativam os gatilhos para o pagamento de bônus.
  • Simulador de bônus: use o simulador para calcular seu bônus de acordo com suas previsões de entregas.
  • Ponderação: tenha a bonificação ponderada e proporcional de acordo com o histórico das alterações de cargos ou áreas.
  • Redistribuição automática: redistribua a remuneração variável proporcionalmente a partir do “pool” disponível na sua empresa.
  • Extrato: compartilhe o extrato do bônus, a memória de cálculo e o cálculo total dos resultados esperados.
  • Antecipação de bônus: antecipe o pagamento de bônus de todas as pessoas na sua empresa.
  • Integração com ERPs: automatize a transferência de dados da plataforma para a folha de pagamento.

Em poucos cliques, faça a gestão da remuneração com facilidade e eficiência. Fale com nossos especialistas para saber mais!

5. Acompanhe a estratégia  

Acompanhe de perto o andamento da estratégia de remuneração variável, garanta o funcionamento de todo processo, observe os resultados e avalie se eles estão de acordo com o planejado pela organização.

Como calcular a remuneração variável?

O cálculo da remuneração variável pode mudar de acordo com o tipo escolhido, mas em geral, requer alguns cuidados para que seja justo e transparente para todos os envolvidos.

Após estabelecer critérios claros e objetivos para avaliação, defina os pesos de cada um deles de maneira coerente de acordo com a sua importância para o negócio. Por exemplo, se a empresa valoriza muito a qualidade do atendimento ao cliente, esse critério deve ter um peso maior.

Em seguida, é necessário definir a pontuação máxima para cada critério. Isso permite que as pessoas saibam exatamente como cada critério será avaliado e quanto vale cada ponto.

Assim, com os critérios, pesos e pontuações definidos, é hora de calcular a pontuação de cada colaborador. Para isso, basta avaliar o desempenho de cada um em relação a cada critério e multiplicar pelo peso correspondente. Depois, basta somar todas as pontuações para chegar à pontuação final de cada um.

Por fim, defina o valor a ser pago para cada ponto da remuneração variável. Esse valor pode ser fixo ou variar de acordo com o desempenho da empresa. Por exemplo, se a empresa teve um ótimo resultado financeiro, pode ser possível aumentar o valor pago por ponto da remuneração variável.

Conclusão

Em suma, a remuneração variável é valiosa para engajar as pessoas e obter os melhores resultados quando implementada de forma correta e transparente, seguindo critérios justos e objetivos. Sem dúvidas, ao utilizar essa estratégia de forma adequada e com uma plataforma para tornar todo processo mais ágil e eficiente, sua empresa terá um grande diferencial para o sucesso e crescimento no mercado.

remuneração variável

Artigos relacionados

Faça parte da nossa comunidade e receba conteúdos valiosos no seu e-mail.

     

    Solicite agora uma demonstração.

    Preencha os campos ao lado para agendar uma demonstração da nossa plataforma.